O Dia Internacional da Mulher, no mês de março, é celebrado no mundo todo, um momento de reflexão e luta.
No dia 1⁰ de março a vereadora Tânia Bastos, dando inícios as ações solicitou que a Câmara Municipal do Rio recebesse uma iluminação especial, na cor lilás, e na oportunidade lançou a “Cartilha contra a violência Obstétrica”.
O documento reúne informações importantes sobre os direitos, canais de atendimento e como pedir ajuda em caso de violência durante todo o processo do parto.
Estiveram presentes a Dra. Cláudia Barquinha, médica especialista em ginecologia e obstetrícia pela Fiocruz e a secretária Municipal Políticas e Promoção da Mulher, JoyceTrindade.
A Dra. Cláudia exaltou a importância dessa iniciativa: “Como médica tendo vivenciado inúmeros partos posso afirmar que o acesso à informação é fundamental na prevenção à violência. Sem contar que a humanização no atendimento é imprescindível”.
“Acho que todo mundo tem um caso para contar sobre violência e descaso na hora do parto, sofrido pela mãe ou pelo bebê. Alguns chegam aos jornais, como a prisão em flagrante do médico anestesista que estuprou uma mulher enquanto tinha o seu filho, mas outros nunca são noticiados ou denunciados. Essa Cartilha é uma tentativa do meu mandato de proteger essa mulher por meio do acesso à informação”, explicou a vereadora.
Por Daniella Araújo – ASCOM Tânia Bastos
Fotos: CMRJ