Notícias

Vereadores tomam posse na Câmara do Rio

A vereadora Tânia Bastos, junto com os 50 vereadores eleitos, o prefeito Eduardo Paes (DEM) e o vice-prefeito Nilton Caldeira (PL) tomaram posse, na manhã desta sexta-feira (1º), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no Plenário do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, no Centro do Rio. O evento teve início às 10h, dando continuidade à 11ª Legislatura (2021-2024) municipal.

“Tomei posse do meu quarto mandato como vereadora da cidade que minha mãe escolheu para vivermos. Tenho muito orgulho da minha origem nordestina, que me dá garra, todas as manhãs, para lutar por um Rio melhor. Permaneço como vice-presidente da Mesa Diretora. Agradeço a confiança de todos e desejo boas vindas para os novos vereadores. Renovo aqui o meu compromisso com o Rio de Janeiro!”, ressaltou a parlamentar.

A cerimônia de posse segue um rito determinado pelo Regimento Interno e pela Lei Orgânica Municipal. Inicialmente, a Sessão Solene é presidida pelo vereador mais votado, os parlamentares eleitos apresentam o diploma da Justiça Eleitoral e a relação de bens, e são empossados sob o compromisso de respeitar as leis e desempenhar com retidão o mandato.

Em seguida, os vereadores votam a escolha dos membros da Mesa Diretora – órgão que tem por função dirigir os trabalhos legislativos pelos próximos dois anos.

Conforme resultado da votação, a Mesa segue:

1ª Vice Tânia Bastos
2º Vice Luciano
1º Secretário Rafael Aluísio de Freitas
2º Secretário Marcos Brás
1º Suplente Jones Moura
2º Suplente Tainá

Em razão das medidas de distanciamento social adotadas pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro para prevenção do coronavirus, o acesso ao público ficou restrito a um convidado por vereador eleito e à grande imprensa.

O índice de renovação do Legislativo carioca foi de 1/3, com 17 novos parlamentares. Os partidos mais votados foram: DEM, PSOL e Republicanos, que ocuparão cada um 7 cadeiras; seguidos por PSD, PT e Avante, todos com 3 parlamentares.

A Câmara do Rio dará prosseguimento ao recesso parlamentar, que começou no dia 15 de dezembro. As atividades legislativas terão início em 15 de fevereiro, quando será definida a composição das Comissões Permanentes.

Imagens

Por Leticia Namorato

Com ASCOM Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin