Mulheres artesãs são homenageadas na Câmara dos Vereadores

Em alusão ao Mês das Mulheres e pelo Dia Mundial do artesão (19 de março), a vereadora Tânia Bastos homenageou, nesta sexta-feira (18), na Câmara dos Vereadores, dezenas de artesãs, que representam toda a classe. Mulheres que cooperam com o crescimento da economia da Cidade, através do trabalho de suas mãos.

“Elas transformam a sua força, coragem, amor e inspiração em vida dotada de valores. Deixo aqui o meu respeito e admiração a cada uma de vocês, mulheres artesãs, que conseguem transformar um sonho cheio de amor em trabalho manual. O artesanato é uma das profissões mais antigas do mundo. Hoje, dentro do cenário brasileiro, é um dos setores que mais crescem em nossa economia”, discursou a parlamentar.

Maria de Lourdes Pereira, moradora de Santa Cruz, é bacharel em Direito e designer de bolsas de praia. Ela diz que ama o seu trabalho como artesã, de onde, atualmente, consegue aumentar consideravelmente a sua renda. Segunda ela, tudo começou quando precisou superar diversos obstáculos que a vida lhe apresentou. “É a primeira vez que nós, artesãs, somos reconhecidas. Estou muito feliz e emocionada com este evento. Agradeço muito a vereadora Tânia Bastos pelo apoio”, agradeceu Malu.

Nessa pandemia, essas mulheres artesãs sustentaram seus familiares, e nós precisamos construir juntos. Eu digo: a sociedade civil, o Governo do Estado e o Parlamento precisam se unir para acender políticas resolutórias que gerem essa sustentabilidade econômica. Nada melhor do que falar com essas mulheres criativas sobre o assunto. Elas inovam a cada dia e impulsionam a economia do nosso estado. Portanto, esse é um evento importantíssimo e a vereadora está dando visibilidade, força e a devida importância ao trabalho feminino”, ressaltou a subsecretária de Políticas para Mulheres da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Glória Heloíza Lima da Silva.

Durante a cerimônia, as homenageadas apresentaram os seus produtos e cada uma falou sobre a sua trajetória de vida e experiência como artesã; tiveram a oportunidade de ampliar seu network e ainda organizaram um sorteio. A cantora Sarah Masini tornou o momento mais animado e aconchegante com o seu repertório de Música Popular Brasileira (MPB). O dia 19 de março foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como Dia Mundial do Artesão. O momento foi também uma oportunidade de reconhecimento.

Prestigiaram o evento: a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae/RJ, Carolyne Gomes Jorge; a servidora pública e atleta Andrea Avellar e Sâmela Oliveira Donza, representando a secretária Especial de Promoção da Mulher, Joyce Trindade.

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados