Grande Mestre Carlos Robson Gracie é homenageado na Câmara do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedeu, nesta segunda-feira, Dia 24 de setembro, às 18h, ao Grande Mestre de Jiu-jitsu Carlos Robson Gracie, o Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto. A iniciativa foi da vereadora e 1ª vice-presidente da Casa, Tânia Bastos.

Carlos Robson Gracie faz parte da segunda geração da família Gracie. Nono grau da Faixa vermelha de Jiu-jítsu brasileiro, o que lhe dá o título de Grande Mestre, é o segundo filho de Carlos Gracie – fundador da primeira escola brasileira de Jiu-Jítsu que mais tarde foi transformada em “Gracie Jiu-Jítsu”, por seu irmão mais novo Helio Gracie.

A vereadora Tânia Bastos também foi surpreendida com uma homenagem feita pelas mãos do homenageado: uma faixa preta honorária e um kimono da academia Gracie. “O grande mestre incansável, com postura de guerreiro destemido que está sempre em busca de novos rumos para beneficiar o esporte brasileiro”, discursou a parlamentar.

A Mesa de honra foi composta pelo secretário municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Paulo César Amêndola; pelo vice-presidente da Federação Estadual de Lutas Do Rio e aposentado da Polícia Civil do Estado, Ronaldo Santos; pelo grande mestre e irmão do homenageado, Reylson Gracie; pelo filho, também faixa preta de jiu-jítsu, Ralph Gracie; e pela pentacampeã mundial de jiu-jítsu e neta, Kyra Gracie.

“Aprendi com este esporte a me adaptar socialmente à vida. Ao longo do caminho, conheci de perto inúmeros conflitos, mas, como diria meu pai, recuar nunca. Nem para dar impulso”, declarou o Robson Gracie emocionado.

Na oportunidade, 13 ícones do jiu-jítsu brasileiro, entre mestres e grandes mestres e faixas pretas, receberam graduações e Moções de Aplausos. O evento contou com a presença de representantes de academias de luta do Rio de Janeiro; autoridades de diversos segmentos e membros da família como o mestre Reylson Gracie; e a lutadora Kyra Gracie, pentacampeã mundial de jiu-jítsu e comentarista de lutas no canal Sportv/Combate.

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal Comenda que o Rio de Janeiro. A principal homenagem que o Rio de Janeiro presta as pessoas que mais se destacam na sociedade brasileira ou internacional.

GALERIA DE IMAGENS

Por Leticia Namorato

Fotos André Barbosa 

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados