Número de denúncias de agressão contra as mulheres aumentou em 40%

Mulher-disque_180O número de denúncias de agressão contra a mulher aumentou 40% em 2014. São mais de 1,3 mil queixas por dia de todo tipo de agressão, inclusive a psicológica. A sala que funciona o “Ligue 180”, o disque-denúncia que atende mulheres de todo o país vítimas de violência, é um lugar sigiloso e de pouco acesso. A central telefônica funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Todas as atendentes são mulheres, treinadas para fazer com que a vítima, do outro lado da linha, se sinta mais acolhida, segura para fazer a denúncia. O número desses atendimentos não para de crescer.

A maior parte das denúncias (51,6%) é de violência física. Em seguida, está a violência psicológica (31,8%) e a violência moral (9,6%). As denúncias de violência sexual aumentaram 20% no ano passado em comparação a 2013 e a central registra, em média, três casos de estupro por dia.

Em 2014, o telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher se transformou em disque-denúncia e os casos mais graves de violação passaram a ser encaminhados direto para o Ministério Público ou para a polícia. Desde que o serviço foi criado, em 2005, o “Disque 180” já realizou mais de quatro 4,1 milhões de atendimentos.

Com informações do Jornal Hoje

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados