vereadora-tania-bastos-rio-de-janeiro-vice-presidente-da-camara-rio-autismo
MENU

Audiência Territorial do Plano Diretor acontece na Ilha

A Câmara do Rio realizou, nesta segunda-feira(8), a audiência territorial, no Auditório da Subprefeitura da Ilha do Governador, para discutir o novo Plano Diretor (Projeto de Lei Complementar no 44/2021) junto aos moradores da região. Além da Comissão Especial, estiveram presentes parlamentares e representantes da Prefeitura.

“Alguns dos anseios da população é a reabertura da maternidade e mobilidade urbana: aquaviário e terrestre, além de ruas e vias com maior acessibilidade, entre outros fatores importantes para o desenvolvimento dos bairros”, pontuou a vereadora Tânia Bastos que também é relatora geral da Comissão Especial e moradora da região.

De acordo com o consultor técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Henrique Barandier, os parâmetros urbanísticos de ocupação serão mantidos. “A legislação hoje admite dois pavimentos ou três, dependendo de onde está localizado, mais um pavimento de uso comum ou de acesso a garagem. O que o plano está propondo é acabar com essa diferenciação e tratar tudo como pavimentos possíveis de serem utilizados. Isso até permitirá algum adensamento, mas essa composição de usos terá que respeitar outros parâmetros”, explicou Barandier.

“Em razão dessa densidade e da questão dos usos e características existentes, na Ilha do Governador, dentro do macrozoneamento, a gente tem no Galeão, Cidade Universitária, uma macrozona estratégica. Então é promover a manutenção e expansão das atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, à indústria e logística no território; e limitar a expansão da ocupação em áreas sem infraestrutura ou em áreas com usos incompatíveis com o uso residencial”, ressaltou a integrante da Coordenadoria de Planejamento Local da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Maria Luiza Korenchendler.

A região que é formada pelos bairros de Ribeira, Zumbi, Cacuia, Pitangueiras, Praia da Bandeira, Cocotá, Bancários, Freguesia, Jardim Guanabara, Jardim Carioca, Tauá, Moneró, Portuguesa, Galeão e Cidade Universitária, tem uma população estimada de 213.388 habitantes.

Imagens

Por Leticia Namorato
com Ascom CMDRJ

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados