vereadora-tania-bastos-rio-de-janeiro-vice-presidente-da-camara-rio-autismo
MENU

Médico fala da importância do exame de mamografia

No dia 05 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia – um lembrete para todas as mulheres para a realização deste procedimento que ajuda a diagnosticar e salvar inúmeras vidas. O Dr. Santana que é médico, com especialização em gineco-obstetrícia e mastologia foi convidado pela equipe da vereadora Tânia Bastos para explicar de forma resumida a importância e benefícios deste exame.

ASCOM: O que é o exame de mamografia e para que serve?
Dr. Santana: É um exame de imagem radiológica para detecção de patologias benignas e malignas da mama.
ASCOM: Quando deve ser realizado este exame?
Dr. Santana: O rastreio mamográfico deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos de idade, sem data limite para término.
ASCOM: O exame de mamografia dói?
Dr. Santana: Existe um certo desconforto na realização, pois para ser feita necessita fazer a compressão da mama em pelo menos duas incidências, porém é bem tolerado.
ASCOM: Há algum risco de radiação?
Dr. Santana: A quantidade de radiação é bem controlada e monitorada, não gerando riscos pela realização do exame.
ASCOM: De quanto em quanto tempo deve ser realizada?
Dr. Santana: Como já foi dito anteriormente, ela deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos e, em casos de antecedentes familiares, pode ser iniciada a partir dos 35 anos, antes dos 40 anos. E sem fator de risco realizamos a ultrassonografia mamária bilateral.
ASCOM: Qual é o índice de diagnóstico positivo de câncer de mama das mamografias?
Dr. Santana: O que sabemos atualmente é que uma em cada 10 mulheres, em faixa etária de risco irão desenvolver a doença ao longo de sua existência, não se podendo precisar quando, daí a necessidade do rastreio regular.
ASCOM: Onde pode ser realizado este exame?
Dr. Santana: Todos os Hospitais Federais realizam este exame, a rede Municipal e Estadual é muito desprovida deste recurso diagnóstico, sendo feito convênio com clínicas credenciadas ao SUS e o RIO IMAGEM, que realizava através do Sistema de Regulação este exame, mas vem enfrentando dificuldades por ser vinculado a rede Estadual.
O Dr. Luiz Augusto Ferreira Santana é médico com especialização em gineco-obstetrícia e mastologia, atua em vários centros especializados no Rio de Janeiro, entre eles, o Centro-Médico Gyne Care Barra Ltda; Mastolife – mastologia e cirurgia plástica reparadora e mastologia do Hospital Federal do Andaraí.
Por Leticia Namorato/ ASCOM Tânia Bastos

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados