Notícias

6ª Caminhada pela Conscientização do Autismo na Ilha

Pelo sexto ano consecutivo, a Praia da Bica, na Ilha do Governador, ficou completamente azul, neste domingo (14). O Grupo de Pais do Compartilha e aproximadamente seis mil pessoas caminharam em prol da Causa, chamando atenção para importância da conscientização para o fim do preconceito.

“Quando me perguntam se eu sou mãe de um autista, eu respondo que a Causa me escolheu. Com muita honra levanto essa bandeira e sou grata por cada sorriso que recebo. Trabalho para que um dia a sociedade compreenda e acolha cada portador do transtorno. A união de todos, mais uma vez, realizou esse evento, cheio de amor e de muita importância para a nossa Família Azul!”, explicou a vereadora.

Estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de dois milhões de autistas. São mais de 250 mil ocorrências só no Estado do Rio. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para ter acesso ao atendimento médico especializado e aceitação social.

Como existe uma série de graus de autismo, a intensidade dos sintomas pode variar. “A criança no extremo do espectro tem seu comportamento bastante comprometido, enquanto a pessoa de grau leve pode ser extremamente brilhante”, disse a terapeuta ocupacional Bruna Ferreira Rodrigues, durante a caminhada, completando: “Enquanto alguns não falam nem se comunicam, alguns autistas são muito inteligentes.”

Segundo Rodrigues, uma criança pode evoluir se diagnosticada cedo e se submetida a tratamento adequado. Durante uma manhã como a de hoje foi possível verificar os diferentes níveis de desenvolvimento. A terapeuta destacou ainda a importância desse tipo de iniciativa tanto para o portador do transtorno quanto para a família.

 

Por Daniella Araújo – ASCOM Tânia Bastos

Fotos André Barbosa

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin