Notícias

Leblon recebe multidão na 9ª Caminhada pela Conscientização do Autismo

Esta semana iniciam-se as atividades de Conscientização sobre o Autismo. Como acontece todos os anos, pessoas autistas e seus parentes, além de profissionais de saúde e representantes de órgãos públicos participaram, neste domingo (7), da 9ª Caminhada de Conscientização do Autismo, na Orla do Leblon, na Zona Sul do Rio. 

O evento, organizado pela Fundação Mundo Azul, contou com o apoio da Prefeitura do Rio e a presença da primeira-dama do município, Sylvia Jane Crivella. O principal objetivo da mobilização é chamar a atenção para a necessidade de inclusão dos autistas nas escolas, no mercado de trabalho e em outros espaços.

“A conscientização passa pela inclusão: escolar, no mercado de trabalho, social e políticas públicas, para garantir os direitos das pessoas com autismo. Essa pessoa merece ser vista como um cidadão; Merece respeito e amor”, afirma a representante da Fundação Mundo Azul e mãe de um jovem autista de 15 anos, Denise Aragão.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria Itinerante, esteve presente prestando atendimento às famílias por meio do projeto Ouvidoria Itinerante. Eles coletaram denúncias, reclamações, críticas e sugestões nas mais diversas áreas.

De acordo com o órgão, o objetivo da ação seria buscar o aprimoramento dos serviços públicos prestados pelo MPRJ, além de facilitar o contato entre o órgão e a sociedade. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado em 18 de dezembro de 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o intuito de compartilhar informações concretas sobre a síndrome, alertando os governantes e a sociedade civil sobre a questão e ajudando a extinguir preconceitos e discriminações. 

Segundo pesquisa do CDC (Center for Disease Control and Prevention), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, uma em cada 68 crianças tem autismo. O transtorno gera dificuldades de comunicação, de interação social, entre outras dificuldades.

GALERIA DE IMAGENS

Leticia Namorato – ASCOM Tânia Bastos

André Barbosa

 

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin