Notícias

Avante Mulheres!

É com grande satisfação que estou aqui falando para centenas de mulheres republicanas sobre esta data tão marcante que é o Dia Internacional da Mulher, celebrado todo dia 8 de março.

Foram muitos os avanços obtidos pelas mulheres nas últimas décadas. Nem dá para acreditar que há pouco mais de 70 anos, as mulheres não votavam no Brasil e, hoje, somos a maioria do eleitorado e ocupamos cargos importantes nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Há cerca de três décadas, poucas mulheres trabalhavam fora e, hoje, comandamos 40% dos lares brasileiros, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE no último censo). De acordo a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), mais de 42% destes lares são sustentados por mães solteiras, sem ajuda de companheiros.

Em uma década, as mulheres registraram aumento relativo de salário maior do que o dos homens (12% para elas e 7,9% para os homens). Elas estão se destacando no empreendedorismo, com aumento de 10% de sua participação nesta região, entre 2002 e 2012.

Conquistamos muito, mas a mulher brasileira vive em um cenário de dificuldades e desafios. Por isso, é preciso avançar, estimular o empoderamento e a autonomia da mulher.

O objetivo desta data não é apenas comemorar, mas debater e discutir o papel da mulher na sociedade atual. Eu, como vereadora, vice-presidente da Câmara do Rio e coordenadora estadual do PRB Mulher do Rio de Janeiro, junto com as republicanas, unidas ao prefeito Marcelo Crivella, estamos lutando para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher. Porque, mesmo com todos os avanços, a classe feminina ainda sofre em muitas áreas.

Há muitas ações a serem feitas em num país em que os índices de violência contra a mulher continuam batendo recordes (estupro, feminicídio e turismo sexual).

Devemos continuar trabalhando para fazer acontecer neste Rio de Janeiro. Nossos esforços têm sido para reduzir as desigualdades de gênero no Brasil, aumentar a presença da mulher no mercado de trabalho e na Política. Implantar e melhorar as políticas públicas para a geração de novos postos formais de trabalho, aliadas a ações de inclusão social e investimentos na educação.

Tivemos a nomeação de várias mulheres para cargos importantes, como uma mulher no comando da Guarda Municipal, que é a inspetora Tatiana Mendes; Secretárias de governo, superintendentes regionais; uma presidente do Superior Tribunal Federal. Não posso deixar de mencionar a minha reeleição e eleição para a vice-presidência da Câmara Municipal, onde fui integrante da Comissão de Defesa da Mulher por oito anos entre outros avanços.

Para este ano, programamos diversas iniciativas que irão beneficiar todas as mulheres e não podemos parar! A luta é diária. Somos poderosas e parte desta geração! Avante mulheres!

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin