Notícias

Câncer de próstata: se ligue nos sinais

novembro_azulA próstata é uma glândula que somente os homens possuem. É um órgão muito pequeno que se encontra localizado na parte inferior do abdômen, próximo à bexiga e ao ânus. Ela tem forma de maçã e tem a função de produzir substâncias importantes para a fecundação.

No Brasil, são diagnosticados mais de 69 mil novos casos deste câncer por ano – o segundo tipo que mais mata homens no Brasil, ficando apenas atrás do câncer de melanoma (Instituto Nacional de Câncer – INCA).

Segundo o Dr. Luiz Augusto Santana, mais de 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista. Ele explica que se a doença for detectada precocemente, o homem tem de 80 a 95% de chances de cura. O que ocorre é que na fase inicial a pessoa não apresenta sintomas e quando os sinais começam quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, sendo muito difícil a cura. “A questão é que muitos homens se sentem constrangidos com o exame, por isso acabam se prejudicando por causa do preconceito”, ressaltou.dr-santana

De acordo com o INCA, a doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes. Motivo pelo qual homens a partir dos 50 anos, ou dos 45, se houver histórico familiar, devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazer o exame de PSA no sangue. “Cerca de vinte por cento dos pacientes com câncer de próstata podem ser diagnosticados somente pela alteração nestes exames”, concluiu.

Fique atento aos fatores de risco:

– Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);

– Histórico familiar;

– Raça (maior incidência entre homens de pele negra);

– Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos;

– Sedentarismo;

– Obesidade.

Fonte: INCA

Dr. Luiz Augusto Santana é médico nas áreas de ginecologia e obstetrícia, mastologia e medicina do trabalho.

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin