Notícias

Vitória insulana: moradores da Ilha comemoram o avanço das obras de revitalização da orla da Freguesia

orlaApós três muitos anos de intensa mobilização dos moradores, a Prefeitura do Rio está promovendo as obras de revitalização da orla da Freguesia, na Ilha do Governador. Nesta última segunda-feira, a Subprefeitura da Ilha e a Gerência de Operações Especiais (GOE) da Secretaria Municipal de Conservação demoliram dois quiosques para finalmente iniciar a construção dos 20 quiosques planejados com banheiros.

A ação faz parte do projeto de revitalização da Praia da Guanabara, antiga reivindicação dos insulanos, que contou com a participação da vereadora Tânia Bastos em todas as fases.

“Não resta dúvida de que os moradores da Freguesia são os grandes responsáveis por esta conquista. Parabéns aos amigos, André (ex açougue), professor Kelly, Rose, Gláucio, ao nosso grande parceiro Pároco Pe. Isidoro (Igreja N.Sra. da Ajuda) e a todos os demais envolvidos. Foi uma batalha, mas o prefeito Eduardo Paes atendeu ao pedido desses lutadores, guerreiros e incansáveis moradores”, afirmou a parlamentar.

1920336_840536945977887_8365967810523487685_n Além dos quiosques, o recapeamento da via com a reconstrução das calçadas e a padronização de baias de estacionamento também estão sendo realizados.

Cerca de R$ 9 milhões foram investidos pelo Município, por meio da Fundação Rio-Águas, para recuperar a área de lazer. De acordo com o projeto, o local terá novos decks, melhorias na drenagem local, a requalificação de 1,5 km, entre a Rua Chapot Prévost e a Travessa Costa Carvalho, um novo calçadão com mais árvores, 780 m² de decks; uma galeria de cintura para captar águas pluviais será construída; 10 mil m² de rua e mais de 5 mil m² de calçada serão recuperados.

Relembre o movimento pela recuperação da Praia da Guanabara

10734192_840536929311222_8867989978533871476_nO Grupo de Amigos da Ilha (GAI), representados pelo professor Kelly Luiz Souza e pelo empresário André Luiz Petersen Custódio, promoveu uma reunião com moradores e a vereadora Tânia Bastos para solicitar que o projeto de revitalização da Freguesia – previsto desde 2009 e que nunca saiu do papel – finalmente acontecesse. Entre os pedidos dos moradores estavam: a reforma da Praça Calcutá e dos quiosques da praia, a organização do trânsito, o reforço na segurança, iluminação, entre outros.

Depois do encontro, a parlamentar agendou reunião com o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, e o professor Kelly para que fosse verificada a possibilidade da execução do projeto e foram informados que se encontrava na Rio Águas.

Em seguida, eles foram ao órgão e os técnicos da Rio Águas disseram que o projeto estava na subprefeitura. Então, a vereadora e os moradores procuraram o ex-subprefeito da região, Victor Accioly, que se uniu ao grupo e apoiou a iniciativa.

ofícioPor iniciativa da parlamentar, os técnicos da COMLURB (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), RIOLUZ (Companhia Municipal de Energia e Iluminação) e da CET-RIO (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) foram ao local para verificar as melhorias reivindicadas pelos moradores para a revitalização do local. A vereadora Tânia Bastos, o ex-subprefeito da Ilha do Governador, Victor Accioly e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSERVA) realizaram uma vistoria na orla da Freguesia, Ilha do Governador.

A CET-RIO instalou o temporizador para aumentar o tempo de travessia dos pedestres que cruzam a Rua Magno Martins.  A RIOLUZ realizou reparos e a Guarda Municipal reforçou o patrulhamento.

O grupo também promoveu uma caminhada e um abaixo-assinado que teve adesão de mais de 600 pessoas pedindo a mobilização dos moradores e comerciantes da região.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin