Notícias

Vereadora Tânia Bastos parabeniza parlamentares eleitos e destaca a campanha Outubro Rosa em plenário

IMG-20141007-WA0005Durante a sessão plenária realizada nesta terça-feira (7∕10), a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) parabenizou os vereadores eleitos neste último domingo aos cargos de deputado estadual e federal neste último domingo. “Quero cumprimentar todos os vereadores que trabalharam, lutaram, conquistaram novos mandatos, e que, daqui a pouco nos deixarão, e também aos que concorreram, mas não obtiveram sucesso, pois tudo vem para a experiência e o aprendizado”.

A parlamentar destacou a vitória surpreendente no primeiro turno do senador Marcelo Crivella (PRB), que irá disputar com Luiz Fernando Pesão, o comando do Governo do Estado do Rio de Janeiro. “Quero ressaltar o desempenho, a conduta e a extraordinária vitória de uma campanha muito humilde, em que nós gastamos muita sola de sapato. Não fizemos acordo com nenhuma empreiteira, nenhum tipo de empresa que presta alguns serviços para o Estado do Rio de Janeiro. O próprio senador Marcelo Crivella diz que a ética é fundamental na vida de um parlamentar, na vida de um político. Então, gostaria de parabenizá-lo”, afirmou.

Na ocasião, a vereadora aproveitou para ressaltar a importância do Outubro Rosa: movimento popular que simboliza a luta contra o câncer de mama. “Para os senhores terem uma ideia, no Brasil, as estatísticas ainda são preocupantes, porque de seis a sete mulheres, por hora, morrem de câncer. São 57 mil novos casos por ano e 35 mortes por dia. Infelizmente, o Rio de Janeiro está acima da média. Precisamos cada vez mais conscientizar a população”, alertou ela, que foi responsável por solicitar a iluminação da Câmara de Vereadores do Rio na cor rosa a fim de chamar atenção para a mobilização mundial.

A parlamentar relembrou audiência pública promovida pela Comissão Permanente de Defesa da Mulher cujo tema foi Mamografia a partir dos 40 anos: um direito de toda mulher.

“Na semana passada, esta Casa recebeu o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Ruffo de Freitas Junior; do representante do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, Dr. Ronaldo Corrêa; do nosso secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, e da representante do Ministério da Saúde, Therezinha Sanfim Cardoso, que disse não cumprir essa portaria. Ela, como mulher, sabe da importância de se fazer os exames a partir dos 40 anos e encaminha as suas pacientes para fazer o diagnóstico desta faixa etária. Foi um debate muito interessante, porque, hoje, existe a Portaria nº 1.253/2013 do Ministério da Saúde, que simplesmente direciona para que todas as mulheres a partir dos 50 anos até 69 anos façam o exame de mamografia baseada, simplesmente, nos estudos de países de primeiro mundo. Foi uma audiência muito rica e quero agradecer a todos pela presença”, conclui a vereadora Tânia Bastos.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin