Notícias

Vereadora Tânia Bastos é autora do projeto de lei que propõe capacitação para o diagnóstico do autismo na rede municipal de saúde

logoautismoO autismo é um transtorno que pode ser caracterizado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O diagnóstico do autismo se dá através de observações clinicas, pela história referida pelos pais ou responsáveis. Assim, não existem marcadores biológicos que definam o quadro. Alguns exames laboratoriais podem permitir a compreensão de fatores associados a ele, mas ainda assim o diagnóstico do autismo é clínico.

A vereadora Tânia Bastos (PRB) apresentou à Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 899/2014 que sugere instituir na Secretaria Municipal de Saúde ações de capacitação de profissionais para o diagnóstico e tratamento das pessoas portadoras de transtorno de espectro autista.

“O objetivo é implementar as políticas públicas tão necessárias, haja vista a alta prevalência do autismo em nosso Município, assim como promover o tratamento multidisciplinar adequado respeitando as diferenças apresentadas, buscando promover a inclusão social como determina nossa legislação”, disse a vereadora Tânia Bastos.

Fonte: Diário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin