Notícias

Vereadora participa de reunião, na Subprefeitura da Ilha, sobre o Corredor BRT que vai ligar a Barra ao Aeroporto

DSCF5080Por iniciativa do subprefeito da Ilha do Governador, Nelson Miraldi, o secretário municipal de Transporte, Carlos Osório compareceu ao auditório da Subprefeitura para apresentar o esquema de mobilidade do BRT Transcarioca para os moradores do bairro.

O BRT Transcarioca será o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, numa faixa segregada de 39 quilômetros de extensão com 45 estações que atenderá a 14 bairros.

Cerca de 400 mil passageiros serão beneficiados diariamente. Eles vão poder contar com um transporte equipado com ar-condicionado e capacidade para transportar 180 passageiros.

Com a inauguração do BRT Transcarioca a previsão é que os passageiros que fazem o trajeto entre a Barra da Tijuca e o aeroporto internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, reduzam em 66% o tempo gasto nesse deslocamento, além de retirar cerca de 500 ônibus das ruas.

O sistema vai funcionar da seguinte forma: os passageiros da Ilha do Governador vão contar com ônibus alimentadores que fazem parte do sistema BRT. Eles vão passar pelas vias principais do bairro com destino ao Terminal do Fundão. Os usuários vão pagar uma única passagem durante todo o trajeto, podendo inclusive fazer integração aos outros modais (trem e metrô) através do Bilhete Único.

DSCF5093EX: O passageiro sairá da Freguesia utilizando o ônibus alimentador até o Terminal do Fundão onde irá embarcar no ônibus do BRT podendo ir até qualquer outra estação de integração para se dirigir a outros bairros em ônibus alimentadores com uma única passagem.

Todas as intervenções serão finalizadas em maio. No momento, 90% das intervenções previstas estão concluídas.

As obras do BRT Transcarioca estão orçadas em R$ 1,7 bilhão. O sistema vai reduzir em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre os dois bairros.

DSCF5072Junto com os corredores expressos Transoeste, já inaugurado, Transolímpica, com obra em andamento, e Transbrasil, a licitar, o BRT Transcarioca faz parte de um grande investimento da Prefeitura para melhorar a mobilidade urbana. Os projetos deixarão um legado significativo para a nossa cidade que usou a oportunidade de grandes eventos para proporcionar toda essa infraestrutura. Com essas novas ligações viárias, o índice de cobertura de transporte de alta capacidade passa dos atuais 20% para 63% até 2016.

DSCF5030A vereadora Tânia Bastos (PRB) esteve presente ao encontro e aproveitou para parabenizar o trabalho realizado pelo secretário municipal de Transportes, Carlos Osório. “O nosso secretário está sempre presente às discussões no bairro e desenvolvendo um ótimo trabalho. Foi assim quando esteve na secretaria de Conservação e agora também com a pasta dos Transportes. Estamos. Além disso, esta iniciativa da subprefeitura da Ilha de promover estas reuniões entre os órgãos do munícipio com a população é fundamental para que possamos corrigir erros, sugerir modificações e tomar ciência dos principais projetos destinados à região”, concluiu.

 Fonte: Com informações da Assessoria de Imprensa da Subprefeitura da Ilha

Confira nossa Galeria de Fotos

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin