Notícias

Vereadora Tânia Bastos vai homenagear a atriz Léa Garcia com a Medalha Chiquinha Gonzaga

Léa GarciaA vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) vai homenagear a atriz Léa Garcia com a entrega da Medalha Chiquinha Gonzaga, no próximo dia 10 de março, às 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/nº, Cinelândia).

A honraria é concedida pelo Poder Legislativo no dia 8 de março ou no próximo dia útil, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, somente para personalidades femininas. O objetivo é condecorar mulheres que atuem em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais em nível nacional, estadual ou municipal.

Léa Garcia é uma das mais importantes atrizes brasileiras. Presença fundamental nas artes cênicas, a atriz começou a carreira no TEN – Teatro Experimental do Negro, estreou no cinema em “Orfeu Negro” (1959), de Marcel Camus e desenvolveu na tv uma carreira extensa cujo ponto alto é a odiada – na época – vilã Rosa em “Escrava Isaura” (1976), de Gilberto Braga.

– Fiquei muito feliz quando a Léa aceitou receber esta medalha das minhas mãos, pois ela é um ícone da cultura brasileira. Assim como Chiquinha Gonzaga escreveu seu nome na história das conquistas pelas liberdades do país, Léa é referência quando o assunto é o movimento negro, por isso, esta homenagem é mais do que merecida.

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin