Notícias

Novembro Azul chega para lembrar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

NOVEMBRO AZULDepois do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, chegou a vez do Novembro Azul, data que é celebrada desde 2004 para lembrar a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Para que essa mensagem não seja esquecida, vários prédios públicos, como o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, estão sendo iluminados de azul. No Rio de Janeiro, a Igreja da Penha e o Cristo Redentor também estão mudando de cor.

O Instituto de Câncer de Brasília (ICB) alerta para a prevenção da doença, já que é a segunda causa mais comum de morte entre os homens brasileiros. A incidência entre as pessoas do sexo masculino é maior do que o câncer de mama entre as mulheres, representando 10% do total de cânceres. Dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) mostram que um em cada seis homens terá câncer de próstata.

A mortalidade é de um a cada 36 pacientes diagnosticados com a patologia, e a estimativa é de que, até o final de 2013, mais de 10 mil homens possam morrer em decorrência do carcinoma.

Os tumores na região geralmente crescem de forma lenta e demoram cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. Mas, em caso de aceleração da doença, o câncer pode atingir outros órgãos, diminuindo radicalmente as chances de cura e podendo levar à morte.

Para evitar a doença, o ideal é que os homens façam o exame de toque periodicamente, já que o procedimento é feito no intuito de encontrar áreas irregulares ou endurecidas na próstata. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento, já que estudos apontam que 90% dos casos são curáveis se detectados logo no início.

O fato de não ter sintomas aparentes no estágio inicial faz com que o exame seja ainda mais importante. Infelizmente, o preconceito é o principal empecilho para que muitos homens monitorem os riscos de ter o câncer, e muitos não sabem que o exame é rápido e indolor. A indicação é para que o toque retal seja feito por homens a partir de 50 anos. Negros e aqueles que têm casos na família devem começar a prevenção a partir dos 40 ou 45 anos. Cerca de três quartos dos casos de câncer de próstata ocorrem a partir dos 65 anos.

Fonte: IBC

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin