Notícias

Vereadora Tânia Bastos propõe inclusão do Dia Municipal da Síndrome de Down no calendário da cidade do Rio de Janeiro

down-syndrome-childO Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como dia 21 de março (21/03), fazendo alusão à trissomia do cromossomo 21 (03-21), como também é conhecido o distúrbio genético.

A data teve sua primeira comemoração oficial em 2006, em Genebra. O Brasil já comemorava a data, quando, em dezembro do ano passado, a Assembleia Geral da ONU reconheceu o 21/03 e o colocou no calendário oficial de 193 países.

Atenta à importância da ação, a vereadora Tânia Bastos (PRB) apresentou à Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1.329/2012, alterando a lei 5.146/2010 – responsável pela instituição do Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas da Cidade – para incluir o “Dia Municipal da Síndrome de Down”, comemorado em 21 de março.

Em 2007, houve muito destaque quanto à data, devido à presença do jogador de futebol Romário e sua filha portadora da síndrome, assim como a apresentação da novela Páginas da Vida, que abordava o assunto. “Através deste Projeto de Lei o município do Rio de Janeiro passa a ter, em seu Calendário Oficial, o dia 21 de março como Dia da Síndrome de Down, assegurando atividades com a participação da comunidade para sua conscientização”, justifica a parlamentar. O projeto está tramitando nas Comissões Permanentes da Casa.

Fonte: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin