Notícias

Ministro da Pesca Marcelo Crivella, lideranças e moradores da Ilha propõe Centro de Qualificação onde seria Terminal

visita tppA vereadora Tânia Bastos (PRB) promoveu o encontro entre moradores e pescadores da Ilha do Governador com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, nesta última sexta-feira (9/3). O objetivo da reunião era discutir o destino do terreno onde seria construído o Terminal Pesqueiro Público da Ribeira, na Ilha.

visita tpp3

Depois de percorrer o local de 26 mil m², Crivella propôs a construção de um Centro de Qualificação Profissional de Pesca com ensino básico, médio e superior. “Vim aqui para consultar a população da Ilha e, em especial, a Colônia de Pescadores Z-10. Nossa ideia é fazer um centro educacional e investir em tecnologia. Na Noruega, por exemplo, há pesca de bacalhau há mil anos, isso, porque eles não depredam. Esta é a nossa meta e o que pretendemos levar ao Governo Federal”, afirmou o ministro Crivella.

visita tpp5As autoridades insulanas também participaram do debate. Entre elas, a vereadora Tânia Bastos que sugeriu que fosse criado um aquário para visitação e estudo das mais diversas espécies de peixe da região. O ministro aprovou aplaudiu a iniciativa. “Estes aquários que existem pelo mundo não servem apenas para atrair turistas, mas há muita pesquisa ali. Eles são fundamentais para a preservação, controle e expansão da pesca através do estudo genético desses animais”, disse ele.

Representante do Movimento do Terminal Pesqueiro, Manoel Marcos, elogiou a iniciativa.

visita tpp4

“O ministro está começando muito bem, pois veio até aqui ouvir os moradores. Tivemos muitas dificuldades com a gestão anterior. Queremos eleger a vereadora Tânia Bastos, que sempre nos ajudou e presidiu a audiência pública sobre o tema, a nossa única interlocutora com o Ministério da Pesca pela ótima experiência que tivemos com ela”, disse ele, que entregou um kit com as informações sobre a história do Terminal Pesqueiro.

visita tpp6Participaram também do evento, o senador Eduardo Lopes, o deputado federal Vitor Paulo, o superintendente da Pesca – RJ, Luciano Vidal, o presidente da Colônia Z-10, Ricardo Tavares, o subprefeito da Ilha, Victor Accioly, o vereador José Everaldo e o do 17º BPM, tenente-coronel Ezequiel Oliveira, o presidente da Cedae, Wagner Victer, lideranças comunitárias e o Movimento Terminal Pesqueiro na Ilha, Não.

Confira nossa galeria de imagens

[nggallery id=128]

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin