Notícias

Vereadora Tânia Bastos defende a regularização dos Cabritinhos e vai promover debate público sobre o tema

DENUNCIA CABRITINHOSA vereadora Tânia Bastos (PRB) voltou a defender a regularização do transporte complementar Cabritinhos, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.  Desta vez, a parlamentar apresentou a resposta do requerimento de informações da sua autoria enviado ao Secretário Municipal de Transportes, Alexandre Sansão. Segundo o documento, o prazo do convênio entre a Prefeitura do Rio e o Detro já expirou e não foi renovado. Além disso, as multas aplicadas seriam de seriam de 50% para o Detro e 50% para o Município.

“O Detro continua fazendo o mesmo tipo de fiscalização, perturbando o pessoal dos cabritinhos, indo até as proximidades ali das comunidades, levando os seus veículos e multando com aquele valor exorbitante de R$ 2 mil. Quando acontece de haver algum reincidente, o valor duplica. Estou aqui muito preocupada com essa questão. O Prefeito não regulariza os cabritinhos. As pessoas estão sendo prejudicadas”, disse Tânia que irá promover um debate público sobre a questão.

DENUNCIA CABRITINHOS 2A vereadora Sonia Rabello aprovou a iniciativa. “Gostaria de dizer que esse pronunciamento de V.Exa. é da maior importância, porque o Município tem que recuperar a sua competência fiscalizatória sobre os transportes. Em 2007 a Guarda Municipal não era efetiva, seus funcionários não eram efetivos – agora os seus funcionários já o são – e talvez o Município, quem sabe, necessitasse do auxílio do Detro para fiscalizar os seus serviços, o que não se justifica mais. E se a Sra. Vereadora está dizendo que isto acontece ainda, está havendo fiscalização do Detro sem estar o convênio em vigor, isto ocorre: 1 – abuso de poder dos funcionários do Detro; e, 2 – as multas cobradas são todas irregulares a partir da falta de vigência do convênio” afirmou.

DENUNCIA CABRITINHOS 3O vereador Ivanir de Mello parabenizou a iniciativa da vereadora Tânia Bastos por abordar o tema. “Este assunto é muito importante e também atinge a minha área. Há poucos dias, compareci ao gabinete do Secretário de Transportes levando a questão dos “cabritinhos” dentro da minha área, Ricardo de Albuquerque e Anchieta. Acontece que o Secretário apenas me disse que isso era de iniciativa do Detro, que realmente age com um poder independente, perseguindo as pessoas que trabalham naquele setor e que não representam concorrência para qualquer outro tipo de transporte. Assim, parabenizo a vereadora e quero dizer que estou sempre pronto para combater essa atitude, porque realmente o Detro hoje se instala num posto permanente em frente ao cemitério de Ricardo de Albuquerque, multando e perseguindo sem qualquer orientação” concluiu.

Para encerrar o seu pronunciamento, a vereadora convidou todos os parlamentares presentes a participarem do debate público que deve ser realizado ainda este mês na Câmara dos Vereadores. A data está sendo confirmada e será informada aqui no site.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin