vereadora-tania-bastos-rio-de-janeiro-vice-presidente-da-camara-rio-autismo
MENU

Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza site para tirar dúvidas dos eleitores

votoFalta menos de um mês para as eleições e muita gente ainda tem dúvidas sobre o que fazer na hora de votar, por isso, o Superior Eleitoral disponibilizou a Central do Eleitor– site que tira as principais dúvidas dos eleitores.

Entre as principais novidades deste ano é a obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor e um documento oficial de identificação com foto no momento da votação. Serão aceitos: carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto, identidades funcionais e o passaporte.

Neste ano, o eleitor vai votar em seis candidatos (presidente, governador, senador (2), deputado federal e estadual. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 3 de outubro. Já o segundo turno, caso ocorra, será em 31 de outubro.

Vale lembrar que o voto é obrigatório para os alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e para quem está com idade entre 16 e 18 anos.

O eleitor que precisa requerer a segunda via do título ainda poderá fazê-lo até o dia 23 de setembro em qualquer cartório eleitoral.  No dia da eleição, a urna exibirá ao eleitor, primeiramente, o painel relativo à eleição proporcional e, em seguida, o referente à eleição majoritária, nesta ordem: deputado estadual ou distrital; deputado federal; senador primeira vaga; senador segunda vaga; governador ou do Distrito Federal; presidente da República.

Será proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos na mesa enquanto o eleitor estiver votando. Mas a “colinha” com os números dos seus candidatos anotados está garantida.

Veja mais na Central do Eleitor

cOMENTÁRIOS

Posts mais visualizados