Seja bem-vindo!

Autismo é amor!

Você tem alguma sugestão de Leis para facilitarmos cada vez mais a vida do nosso mundo azul? 

Envie sua ideia!

O que podemos fazer para melhorar a vida dos autistas?

Sobre a minha história com o Autismo

Depois de ter sido procurada por pais de autistas, vi o quanto eles precisavam de uma representação no poder público para que pudessem ter uma vida mais próxima da naturalidade. Abracei a causa; sou autora de pelo menos oito leis em favor dos autistas; e sinto-me honrada por ter recebido, em 2012, o título de Madrinha dos Autistas pelos grupos de país: Mundo Azul e Compartilha.

"Só quem sabe dos problemas é a família do autista que necessita de políticas públicas."

0 +
Leis para os Autistas
0
Anos lutando
pela causa

O que já conseguimos até agora...

Lei nº 6630/2019

Inclui a Caminhada em Prol da Conscientização do Autismo no Calendário Oficial da Cidade, consolidado pela Lei nº 5.146, de 2010.

Lei nº 6101/2016

Obriga os estabelecimentos no Município do Rio a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

Lei nº 6030/2015

Obriga a inclusão e a reserva de vagas na rede pública e privada de educação no Município do Rio de Janeiro para crianças e adolescentes autistas.

Lei nº 5749/2014

Institui no Município programas e diretrizes que promovam a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Afinal

O que é o Autismo?

O Autismo — nome técnico oficial: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social e comportamento. As causas são majoritariamente genéticas.

Alguns sinais de autismo já podem aparecer a partir de um ano e meio de idade.

•Não manter contato visual;
•Não atender quando chamado pelo nome;
•Alinhar objetos;
•Ser muito preso a rotinas a ponto de entrar em crise;
•Fazer movimentos repetitivos sem função aparente;
•Repetir frases, palavras ou não falar;
•Interesse restrito por um único assunto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera a estimativa de que aproximadamente 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo, a maioria sem diagnóstico ainda. O Brasil pode ter mais de 2 milhões de autistas.

saiba mais

Conhece o meu trabalho como vereadora?

Tânia Bastos está no seu quarto mandato como vereadora. Atualmente é vice-presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. É sergipana, moradora da Ilha do Governador, chegou ao Rio de Janeiro com apenas seis anos de idade. Formada em pedagogia, com especialização em assistência social; orientação e supervisão educacional; e pós-graduação em gestão pública. Tânia Bastos é autora de pelo menos sete leis que beneficiam os autistas, entre elas, inclui diagnóstico precoce; atendimento multiprofissional; acesso à educação e ao mercado de trabalho. Uma das leis de sua autoria em destaque é a Lei Municipal 6.101/2016, que determina que estabelecimentos públicos e privados incluam nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

Meu gabinete:

Praça Floriano s/nº

Prédio: Anexo – Sala: 301 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Contato:

Telefone: (21) 3814-2097 / (21) 98048-8517

Email: [email protected] 

Siga-me: