Notícias

OABRJ realiza evento de inclusão

A vereadora Tânia Bastos participou, nesta sexta-feira(29), da “Manhã de Oficinas” promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPD) da OABRJ, em parceria com a Apae/Rio, falando das ações do seu mandato para o Autismo, como a Lei do Lacinho. O evento aconteceu no auditório da OAB, no Centro do Rio, e contou com a apresentação de atividades como artesanato, capoeira, cozinha experimental, teatro e fotografia.

A vereadora Tânia Bastos falou sobre a Lei nº 6101/2016, de sua autoria, mais conhecida como Lei do Lacinho, que já está sendo cumprida pela maioria dos estabelecimentos. “Esta lei determina aos estabelecimentos públicos e privados no município a inserir nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo. O cumprimento desta lei é um grande avanço porque mostra que estamos preparados para receber as pessoas com TEA, que estamos colocando em prática a inclusão sem discriminação”, ressaltou a parlamentar.

O presidente da CDPD, Caio Sousa, reforçou que é fundamental empoderar os advogados com deficiência. “A ideia da aprovação do plano é essa: que a gente possa acessibilizar a casa para que ela seja efetivamente inclusiva para os colegas com deficiência”, disse.

Especialista em intervenção ABA (Applied Behavior Analysis, na tradução Análise do Comportamento Aplicada) para autismo e deficiência intelectual, novas tecnologias da educação e ciências da educação, Claúdio Joaquim falou sobre tecnologia assistiva. “A função da tecnologia assistiva é dar qualidade de vida e autonomia às pessoas com deficiência. Muitas vagas no mercado de trabalho não são preeenchidas por conta da falta de preparo dos empregadores em utilizar a tecnologia”, explicou.

Também prestigiaram o evento: o subsecretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira; a representante da APAE Rio, Regina Souza; e colaboradora da Comissão Andrea Bussad.

Imagens

Por Leticia Namorato – ASCOM Tânia Bastos

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin