Notícias

Vereadora Tânia Bastos participa da inauguração de um novo bosque no Rio

A vereadora Tânia Bastos participou, na manhã desta quinta-feira (25), ao lado do prefeito Marcelo Crivella e da Sra. Crysthina Granado, mãe do homenageado, da inauguração do Bosque Caio Granado, na Ilha do Governador, zona norte.

Em clima de grande emoção, a primeira fase da requalificação contou com a entrega de pistas de caminhada e corrida, jardins, iluminação especial, parquinho com material reciclado e reforma do antigo mobiliário A segunda etapa começa nesta semana, com previsão de  noves meses para a conclusão do plantio ambiental.

O terreno de 16 mil metros quadrados está localizado na Rua Ituá, no bairro do Jardim Guanabara, na Ilha, e foi recuperado ao longo de dez meses. O projeto deu novo uso à área, que até então abandonada e, muitas vezes, servindo como depósito irregular de lixo e entulho. Agora, a cidade passa a ter mais um bosque público à disposição da população, além dos já existentes: Bosques da Barra da Tijuca e da Freguesia.

Toda a requalificação ambiental e urbana foram feitas com verba proveniente de medidas compensatórias, que visam a diminuição de danos ambientais, previstas na legislação. O projeto manteve a vegetação existente, mas realizou o plantio de árvores nativas da mata atlântica no local, enriquecendo ainda mais o bioma da região. Durante a intervenção, houve remoção de erva de passarinho e de espécies invasoras. Foram também removidas dez árvores exóticas (invasoras) e 25 já mortas.

O nome do bosque é uma homenagem ao jogador de futebol americano Caio Granado, que faleceu prematuramente em março de 2017. Ele residia no bairro em sua infância e brincava na área. Sua mãe, se emocionou ao agradecer a homenagem e afirmou que cuidando do local, se sente mais próxima do filho.

“Crysthina nos inspira porque venceu a tristeza e a dor. Arrancou forças da fraqueza e se tornou mãe não só do Caio, mas de todo um bosque que celebra a vida e, sempre será usado pela população”, comentou o prefeito.

“O que vemos aqui hoje é o fruto do seu trabalho e de sua equipe, prefeito! Agora, a Ilha passa a ter, também, um bosque. A Crysthina é a grande cuidadora deste local, não tem um dia em que ela não venha aqui! Hoje, o Caio passa a ser eternizado nesse lugar. Isso é cuidar das pessoas!”, concluiu a vereadora Tânia Bastos.

Por Daniella Araújo – ASCOM Tânia Bastos

Fotos André Barbosa

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin