Notícias

5ªCaminhada em prol da conscientização à causa do Autismo

Uma das definições da palavra amor é a empatia e este foi o tom da quinta edição da Caminhada em prol da conscientização à causa do Autismo que o grupo de pais Compartilha organizou, na manhã deste sábado (15), na Praia da Bica, na Ilha do governador, zona norte da Cidade.

Ao som dos depoimentos dos participantes e comandados pelo apresentador e jornalista da Rede Record Ernani Alves, as famílias foram tomando a orla da praia, deixando os os corações de cada participante mais azuis e certos da importância deste tipo de evento.

Aproximadamente 4 mil pessoas participaram do episódio, doando cerca de 1,5 toneladas de alimentos que serão doados às famílias carentes do bairro. Diversas autoridades e personalidades da Ilha participaram do momento e, como representante do Governo Federal, o senador Eduardo Lopes (PRB) destacou que antes da inclusão é preciso acolher. “Quando se fala: pessoa com deficiência, o que vem primeiro é a palavra pessoa! O Autista é uma pessoa e tem que ter o seu espaço assegurado na sociedade. Os eventos têm como objetivo mostrar que os autistas existem, devem ser respeitados como iguais e olhados com um olhar empático. É como na letra do samba: ‘Nessa interação de amor eu quero conquistar o meu lugar!’”, ressaltou o parlamentar.

Em sua participação, a vereadora Tânia Bastos ficou muito emocionada, dizendo que “se ao final uma única pessoa tivesse entendido o que é o Transtorno, teremos dado um passo importante rumo ao fim do preconceito”, disse.

Em total clima de confraternização, a Caminhada chegou ao fim em ritmo de Carnaval, com o bloco Tribo do Cacuia, interpretando o samba do Autismo, composto pelo intérprete da União da Ilha, Ito Melodia. O céu ficou azul com os balões de gás que despertaram o desejo de todos por um mundo em que a inclusão seja profunda e real nesta sociedade.

Até o ano que vem!

GALERIA DE IMAGENS:

 

 

 

Por Daniella Araújo – ASCOM Tânia Bastos

Fotos André Barbosa 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin