Notícias

Tânia Bastos homenageia Maria da Penha e o RIOgaleão

O mês de março em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher não poderia ter um desfecho mais simbólico, com a entrega da Medalha Pedro Ernesto à guerreira Maria da Penha e à empresa RIOgaleão administradora do aeroporto do Rio.

Em comemoração a data, o aeroporto passou a se chamar Aeroporto Internacional Maria da Penha, como forma de conscientização para o fim da violência contra a mulher, por um período de 10 dias.

A vereadora e vice-presidente da Câmara, reconhecendo a importância deste gesto simbólico, concedeu uma Moção de Aplausos ao RioGaleăo na tarde desta sexta-feira (24) no próprio aeroporto, no bairro da Ilha do Governador. O evento contou com a importante presença da homenageada a Sra. Maria da Penha, que após ser vítima de violência doméstica, lutou por quase 20 anos para que seu agressor fosse condenado pelo tiro que a deixou paraplégica. Seu caso chamou atenção das autoridades e de organizações internacionais e nasceu a Lei Maria da Penha. Ela também foi homenageada com a entrega da Medalha Pedro Ernesto, primeira medalha de um órgão legislativo do país entregue à esta importante mulher.

Após o recebimento da Medalha e do diploma, a Maria da Penha contou parte de sua trajetória e de sua luta para punir seu agressor. Ela salientou a importância que ações como essas têm para que não só as mulheres vítimas de violência tenham voz, mas para que as “vítimas invisíveis” destas agressões também sejam vistas, como é o caso dos órfãos desta violência: “Para cada mulher morta, em média, duas crianças ficam sozinhas, sem suas mães, vítimas diretas que também precisam de cuidados por parte da sociedade e do poder público. Me sinto muito honrada em receber esta medalha”, ressaltou Maria da Penha.

“Fiquei muito emocionada com a honra de conhecer esta mulher incrível que no seu momento de grande dor não se deixou abater e com o seu exemplo de força e determinação transformou seu sofrimento em lei. Entreguei esta medalha em nome de todas nós, mulheres da Cidade do Rio de Janeiro”, comentou a vereadora Tânia Bastos.

Por Daniella Araújo

Fotos Cedidas

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin