Notícias

Vereadora Tânia Bastos prestigia campeonato de jiu-jítsu com inclusão de pessoas com autismo e outras deficiências

Representando o senador Eduardo Lopes (PRB), a vereadora Tânia Bastos (PRB) esteve neste sábado (11/3), no campeonato Sul Americano de Jiu-jítsu prestigiando o lindo trabalho de inclusão de pessoas com autismo e outras deficiências, realizado pela SJJSAF (Sport Jiu-Jitsu South American Federation), em parceria com a Fundação Mundo Azul e Priorit.

O projeto “Jiu-jítsu para todos” foi idealizado por Hélcio Pinheiro; pelo coautor da iniciativa, Lucillo Bueno e o presidente da Federação Sul-Americana de Sport Jiu-Jitsu, Cleiber Maia.

Vereadora Tânia Bastos prestigia campeonato de jiu-jítsu

Segundo Hélcio, o objetivo do trabalho é trazer os benefícios do esporte para as pessoas com deficiência. “Esse é o primeiro projeto de inclusão da Federação. Ficamos muito satisfeitos de ver o prazer e a felicidade das crianças. Foi extremamente gratificante. É como se elas estivessem em um palco e as pessoas aplaudindo”, destacou.

Um dos fundadores do Mundo Azul e pai de um dos adolescentes autistas que participaram do evento disse que através do esporte descobriu que é possível mudar a visão da sociedade com relação à deficiência. “Percebi que há uma aceitação maior das pessoas. É maravilhosa a reação da criança e o resultado é muito positivo em diversas áreas: escola, amigos…”, disse Ilton Caruso.

A vereadora Tânia Bastos que é madrinha dos autistas e autora de diversas leis que protegem a causa, ressaltou a importância de a sociedade respeitar, acolher e incluir os  autistas e as pessoas com ouras deficiências. “Hoje foram quatro crianças participando. No futuro, sei que poderei ver o crescimento deste projeto. É gratificante estar aqui participando deste momento, vendo a alegria deles. Para mim é um privilégio, sinto-me lisonjeada”,

José Carlos de Carvalho é diretor do curso Priorit – Atualização em Autismo. “Foi nítida a satisfação, a alegria e principalmente a atuação sobre o processo de autoestima. Eles se sentiram muito estimulados por estarem no tatame, cercados por pessoas, sendo aplaudidos. Eles sabiam que os aplausos eram para eles. Isso é muito importante para autoestima deles”, expressou.

Para os organizadores, este trabalho é resultado de uma sementinha que foi plantada lá trás pelo grupo Mundo Azul e a vereadora Tânia Bastos, que unidos ao Instituto Priorit, foram capazes de realizar este espetáculo.

Por Leticia Namorato/ ASCOM Tânia Bastos

Fotos Flashsport e cedidas

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin