Notícias

PRB Mulher RJ promove palestra sobre empoderamento feminino para enfrentar o câncer de mama

da39e184-5ddf-4ff5-9d44-a87ea8a0b790O auditório do Partido Republicano Brasileiro (PRB), em Benfica, zona norte, recebeu nesta quarta-feira (26), mulheres de diferentes segmentos que participaram do evento sobre o Outubro Rosa, campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade da importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o câncer de mama. Durante o encontro denominado “A importância do empoderamento feminino para enfrentar o câncer de mama”, a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ), coordenadora estadual do PRB Mulher e presidente municipal do PRB, anfitriã do encontro, recepcionou as convidadas e teve como participantes a assistente social Renata Dias; a coordenadora do Movimento Negro do PR, Lídia Santos; a coordenadora de acessibilidade do PRB, Luiza Zwang; a escritora Eliana Ovalle; a coordenadora municipal do PRB Mulher, Paty Armstrong; e a advogada, delegada da OAB e coach de resultados Soraya Salomão, que palestrou sobre o valor da superação e como acreditar em valores.

“Este evento é muito importante, é uma oportunidade de ajudar as mulheres para que possam enxergar nas dificuldades a possibilidade de fazer algo diferente, transformando as adversidades em algo bom, que produza mudanças significativas em suas vidas. Não existem limites, nós é que definimos aonde chegaremos”, ensinou Soraya.img_20161026_105148668

Para Tânia Bastos o movimento Outubro Rosa é fundamental, mas é preciso ações mais efetivas para que não fique restrito ao mês de outubro. “Recebemos mulheres de vários segmentos para conversarmos sobre os temas superação e empoderamento. Temos grandes ferramentas, que são as redes sociais e a própria mulher pode ser a protagonista, sendo a fiscalizadora, divulgando os problemas em relação às dificuldades no tratamento. São elas que estão nas unidades de saúde e que podem constatar e, se preciso, denunciar as possíveis falhas e faltas de recursos no poder público em relação ao tratamento do câncer de mama. É desta forma que nós políticos podemos trabalhar para a mudança desta questão tão preocupante”, disse.

Exemplos de superação

img_20161026_112439702Várias mulheres deram depoimentos de superação da doença e outras dificuldades. Entre elas, Lu Rufino, que aos 8 meses teve poliomielite. “Sou cadeirante, tive poliomielite. Na minha adolescência comecei a praticar jiu-jitsu e disputei alguns campeonatos até chegar ao Mundial, com os meus títulos e medalhas pedi bolsa de estudo em universidades, e hoje sou formada em Pedagogia, Teologia e, atualmente, estou cursando Direito. Há um ano eu achei um caroço de baixo do braço, procurei ajuda médica e consegui tratar o câncer no início. A minha vida continuou e, hoje, sou porta-bandeira da escola de samba Embaixadores da Alegria e diretora de carnaval de algumas escolas de samba da Zona Oeste do Rio. Tenho projeto social em vários municípios e um imenso prazer em viver”.

Paty Armostrong agradeceu a presença de todos e disse que a campanha do Outubro Rosa é fundamental. Ela lembrou que a importância da prevenção deve ser de interesse geral. “Precisamos nos unir para que a prevenção seja constante. É possível prevenir, então devemos fazer a diferença. Somos mulheres determinadas, guerreiras, precisamos agir”, afirmou.mg_4925-300x200

Acessibilidade e prevenção

Luiza Zwang alertou sobre a importância de as mulheres portadoras de necessidades especiais lutarem por seus direitos. “Aceitei o convite de participar deste evento com muita alegria, porque é importante falar sobre acessibilidade, e esta é uma ocasião muito especial para que as mulheres, inclusive as portadoras de necessidades especiais, recebam orientações tão importantes de como agirem para fazer valer os seus direitos”, disse.

A treinadora de futebol feminino, Marisa Pires Nogueira, passou por grandes clubes como Barcelona, Vasco, Portuguesa, Bangu. “No esporte é de extrema importância o cuidado com a saúde, por isso, antes de qualquer contratação, é realizada uma bateria de exames nas atletas. Nós mulheres temos que ter atenção com o nosso corpo e priorizar a nossa saúde”, lembrou.

As participantes foram homenageadas com buquês de rosas e a cantora africana Sitenda cantou belas canções.

Ascom PRB RJ
Fotos: José Muniz.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin