Notícias

Desembargador recebe medalha Pedro Ernesto na Câmara de Vereadores no RJ

DSC_0164O desembargador Alexandre Freitas Câmara foi homenageado, nesta segunda-feira (06/06), com a mais alta comenda da Câmara dos Vereadores, a Medalha Pedro Ernesto, pela vereadora Tânia Bastos – presidente da Comissão de Defesa da Mulher da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Além de professor de Direito Processual Civil, o homenageado é autor de diversos livros, entre eles o título “Lineamento do Novo Processo Civil”, em que comentou a Reforma do Código de Processo Civil Brasileiro; integrou a comissão de juristas que elaborou o texto final da Lei Maria da Penha – um marco na defesa dos direitos das mulheres no país; e participou de forma efetiva na reforma do novo Código do Processo Civil.

“É importante ainda destacar que o desembargador Alexandre foi o autor da ideia de criar o juizado especial da violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de agilizar os julgamentos das causas relativas à matéria, com vistas a promover justiça e dignidade. Ressalto ainda que ele é um grande jurista e professor que circula em todos os meios jurídicos do país e a ele recorrem várias autoridades, advogados e amigos sempre que se faz necessária uma opinião abalizada, firme, justa, inteligente e corajosa”, discursou a parlamentar.

Emocionado, o desembargador Alexandre agradeceu a vereadora Tânia Bastos, a todos os seus colegas de trabalho e a seus familiares. “Tenho recebido ao longo do tempo, algumas homenagens. Certamente, nenhuma me tocou tanto como esta. Receber a Medalha Pedro Ernesto é ser homenageado na cidade em que nasci, cresci, estudei, casei e tive meus filhos. A cidade que amo e onde vivo”, discursou o desembargador, sensibilizado por ter sido  homenageado pelo reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido ao longo dos seus 25 anos de carreira.

O evento que recebeu familiares, amigos e alunos do homenageado, contou ainda com a presença do desembargador Jessé Torres Pereira Junior, da 2ª Câmara Cível; do desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, diretor-geral da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); do desembargador Antônio Aurélio Abi Ramia Duarte, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); do procurador do Estado Marco Antônio Rodrigues; e do doutor Ronaldo Cramer, vice-presidente da OAB/RJ.

Veja a galeria de imagens:

 

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin