Notícias

Multidão se reúne no Leblon para uma caminhada pela conscientização do autismo

fotoMilhares de famílias se reuniram, neste domingo (03/04), às 10h, no Posto 12 da Praia do Leblon, zona sul da cidade, para a 6ª Caminhada pela Conscientização do Autismo. O evento que foi organizado pelo grupo Mundo Azul e teve o apoio da vereadora Tânia Bastos (madrinha do autismo) e da Rede Record, contou também com a presença de parlamentares e artistas.

Os organizadores destacaram que a iniciativa teve por objetivo incentivar as políticas públicas para este tipo de transtorno. A vereadora Tânia Bastos, autora das Leis nº 899/2014, nº 5917/2015 e nº 1517/2015, explicou que “é preciso que todas as nossas unidades de saúde, as Clínicas da Família, possam fazer o diagnóstico precoce e ofereçam tratamento às pessoas portadoras de Transtorno do Espectro Autista”, ressaltou.

O ex-deputado estadual Xandrinho comentou que “o movimento visa mostrar à população, a importância da conscientização do autismo, divulgando Leis já existentes e cobrando que as mesmas sejam cumpridas. Há quatro leis de minha autoria (Lei 6169/2012, Lei 6708/2014, Lei 6801/2014, Lei 6807/2014) que precisam ser empregadas e nós estamos aqui lutando para isso”, disse.

A juíza Keyla Decnop tem um filho de 11 anos que é autista. Ela diz que para mudar o mundo tem que haver políticas públicas eficientes e conscientização das autoridades. “Descobri que o meu filho tinha espectro autismo com 2 anos porque ele tem um tio que é pediatra, mas e aqueles que não tem ninguém?”, questionou a juíza.

O autor Theo Becker também compareceu para prestigiar o evento a convite de Tânia Bastos. “Fico feliz de poder participar deste evento, de lutar pelas causas sociais e por coisas que irão fazer a diferença no mundo. Não podemos mais permitir que as verbas do povo continuem sendo desviadas”, frisou.

O Autismo

Não há uma estatística concreta sobre a doença, porém acredita-se que o transtorno já atinge cerca de 60 milhões em todo o mundo. No Brasil, em média, dois milhões de pessoas sofrem de autismo. A disfunção, também chamada de Síndrome de Asperger ou Transtornos do Espectro Autista (TEA), atinge o cérebro na região das conexões entre os neurônios. Ela se caracteriza pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.

Na oportunidade, foram sorteados livros sobre o transtorno e distribuídas cartilhas informativas. No próximo domingo, dia 10 de abril, às 9h, é a vez de a Praia da Bica sediar sua tradicional caminhada sobre conscientização do autismo.

Leticia Namorato/ ASCOM vereadora Tânia Bastos

Fotos: André Barbosa

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin