Notícias

Presidente da Comissão da Mulher da Câmara do Rio, vereadora Tânia Bastos participa de Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres promovida pelo Ministério Público

D-CaminhadaGeral_2Presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a vereadora Tânia Bastos (PRB) participou da Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres promovida pela Ouvidoria e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAO) de Justiça de Violência Doméstica Contra a Mulher do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) neste último domingo (6/12), na Praia da Ipanema.

O grupo – que reuniu promotores de Justiça, policiais civis e militares, representantes da sociedade civil – caminhou entre os postos 8 e 10. Ao longo do trajeto foram distribuídas cartilhas com informações sobre a Lei Maria da Penha e orientações sobre como a população pode entrar em contato como MP. Em um quiosque montado na orla, a Ouvidoria recebeu denúncias e recolheu assinaturas para a campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”.

DSC_0083 (Copy)Segundo a coordenadora do CAO de Violência Doméstica contra a Mulher, Lúcia Iloizio Barros Bastos, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo, de acordo com dados levantados no Mapa da Violência 2015, sobre Homicídio de Mulheres no Brasil.

A ouvidora, Georgea Marcovecchio Guerra, afirmou que cerca de 5% das duas mil comunicações recebidas pelo MP, mensalmente, são casos de violência doméstica.

D_Caminhada_GeralPara a vereadora Tânia Bastos, a caminhada é um importante alerta para as mulheres. “As vítimas de violência precisam saber que elas devem denunciar os agressores, pois existe a Lei Maria da Penha para protegê-las e toda uma rede de atendimento capacitada para receber e orientar estas mulheres. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 127, da Ouvidoria do MPRJ, ou pelo site da instituição”, concluiu a representante do Legislativo Carioca.

A caminhada ocorreu no dia de mobilização dos “Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, data em que também é divulgada a “Campanha do Laço Branco”. Os participantes vestiram camisetas, adesivos e laços brancos em alusão à campanha. Entre eles estava o comandante-geral da PM, coronel Alberto Pinheiro Neto, e a delegada Gabriela Von, titular da DEAM do Centro, que representou a chefia da Polícia Civil, e coordenadora do PRB Mulher Municipal, Eliana Ovalle.

Fotos: André Barbosa

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin