Notícias

Vereadora participa da inauguração do novo Espaço de Desenvolvimento Infantil da Ilha do Governador

EdiIlhaA vereadora Tânia Bastos participou da inauguração do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Anna Maria Jesus Conceição ao lado do prefeito Eduardo Paes nesta última desta sexta-feira (12/02), na Ilha do Governador.

Este é o terceiro EDI da Ilha, bairro onde há 41 unidades da rede municipal de ensino e 16 mil estudantes beneficiados. O novo espaço atenderá 250 crianças da região. Construído pelo Programa Morar Carioca, da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), a unidade receberá crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade, das comunidades Bela Vista da Pichuna e Magno Martins. Para a construção do novo EDI, a prefeitura investiu R$ 4 milhões.

 – É importante que as crianças estejam em sala de aula, e mais importante ainda que se faça da escola um lugar de transformação. Isso se dá através do ensino de qualidade. Essa é a transformação que o Brasil precisa. Para tornar o nosso futuro melhor, precisamos garantir um futuro melhor para essas crianças – disse Paes.

 O novo EDI da Ilha tem três andares. No térreo, há recepção, pátios coberto e descoberto, secretaria, banheiro, sala da diretoria, refeitório, cozinha, recepção de alimentos, despensa, rouparia, lavanderia, área de serviço, vestiários para funcionários, almoxarifado, banheiro para portadores de deficiência e elevador. No primeiro pavimento há solário, berçário, fraldário, lactário, sala de higienização e sala de reunião. Já no segundo pavimento, as crianças dispõem de seis salas de atividades, banheiros, sala multiuso, biblioteca e pátio descoberto.

 Parte de um novo modelo de atendimento à primeira infância, os Espaços de Desenvolvimento Infantil integram, em um mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nesses locais, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas, a partir da convivência com os livros e materiais apropriados para sua faixa etária. Para garantir um atendimento de qualidade, cada sala de atividades conta com um professor de Educação Infantil. Para isso, a prefeitura já convocou mais de 5.200 profissionais. Cada EDI conta com uma biblioteca/brinquedoteca especializada na primeira infância. As unidades também contam com uma Sala de Primeiros Atendimentos, onde um agende de saúde verifica a carteira de vacinação e fornece orientações de higiene às crianças e seus responsáveis.

Pedagoga, a vereadora Tânia Bastos parabenizou a iniciativa. “A escola forma cidadãos. Investir em educação é reduzir a violência na cidade e formar uma geração crítica e criativa”, concluiu.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin