Notícias

Autismo: vereadora Tânia Bastos e grupo de pais participam de evento na Ilha do Governador

DSC_0022 (Copy)O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, lançou o projeto modelo de diagnóstico precoce e tratamento do autismo, na Clínica da Família Assis Valente, no Galeão, nesta sexta-feira (10/4), com a presença de médicos, assistentes comunitários, lideranças da região e grupos de pais de crianças autistas.

DSC_0069 (Copy)A partir de hoje, os funcionários da unidade serão capacitados para reconhecer os primeiros sintomas do transtorno antes mesmo da família. Durante a consulta, os profissionais irão entregar um questionário específico sobre o autismo e, caso seja necessário, as crianças irão realizar os exames e serão acompanhadas pelo médico da família.

DSC_0073 (Copy)

Segundo Soranz, o objetivo é oferecer o atendimento em toda a rede de saúde. “Temos 72 Clínicas da Família e 130 postos de saúde em treinamento. Nossa meta é que em dois anos toda a nossa Rede de Atenção Primária esteja preparada para este atendimento”, disse Soranz.

DSC_0098 (Copy)Madrinha do Autismo, a vereadora Tânia Bastos destacou a importância da iniciativa. “É um momento histórico. Estamos avançando nas políticas públicas para os autistas e precisamos continuar trabalhando juntos para garantir a prestação dos serviços públicos”, afirmou.

DSC_0082 (Copy)A vice-presidente da Fundação Mundo Azul, Denise Aragão, afirmou que a medida é fundamental para os portadores do transtorno. “Embora o autismo não tenha cura, o diagnóstico precoce faz toda a diferença na vida de uma pessoa autista, pois impacta diretamente no prognóstico para que ele tenha autonomia e qualidade de vida”, disse.

Para a moradora da Ilha e integrante do CompartIlha, Elaine Brandão, o fato de a primeira clínica ser no bairro fortalece o movimento na região. “Nossa luta é pela conscientização. É preciso que as famílias conheçam os sintomas e saibam que podem ser orientadas aqui”, concluiu.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin