Notícias

Vereadora Tânia Bastos participa da II Caminhada pela Conscientização do Autismo, na Ilha do Governador

DSC_0314 (Copy)Mais de duas mil pessoas participaram da caminhada em prol da conscientização do Autismo, na Praia da Bica, neste último domingo (12/4), na Ilha do Governador.

De acordo com o Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), o número de pessoas atingidas cresce cada vez mais. Em 1990, era um caso para cada 2,5 mil crianças nascidas. Atualmente a estimativa é de uma criança para cada 88 nascidas (números americanos). No Brasil, não há estatística oficial, mas levantamentos apontam que são dois milhões de autistas no país.

Para a integrante do Grupo de Pais CompartIlha, Elaine Brandão, o objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade civil e autoridades para garantir os direitos e informar a população sobre os sintomas do transtorno.

DSC_0268 (Copy)– Meu filho era uma criança normal e, por volta de um ano e sete meses, ele começou a regredir na linguagem. Ele se fazia de surdo, começou a andar na ponta dos pés e eu não conseguia enxergar que ele tinha um problema. Sabemos que o diagnóstico precoce é essencial para o desenvolvimento do autista, por isso, nós focamos neste trabalho de divulgação do transtorno -, disse.

DSC_0195 (Copy)Considerada a madrinha do Autismo, a vereadora Tânia Bastos, destacou os avanços das políticas públicas.

– Hoje estamos vivendo um momento histórico, pois a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro começou a capacitar os profissionais da Clínica da Família Assis Valente e também implementou o protocolo de atendimento para diagnosticar e tratar o autismo. A expectativa é que em até dois anos toda a rede de saúde esteja pronta para prestar o atendimento. Isso é fruto da parceria entre a sociedade civil, que se mobiliza através destes movimentos, da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura do Rio. Somente trabalhando em conjunto poderemos continuar conquistando serviços públicos de qualidade.

O evento contou com o apoio da Prefeitura do Rio, Subprefeitura da Ilha, Aguadeiros da Cedae, Guarda Municipal, PM, Bombeiros, professores e alunos da Unisuam, equipe de capoeira do mestre Huck, Associação de Ciclistas da Ilha, 11ª Coordenadoria de Educação, entre outros.

Fotos: André Barbosa

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin