Notícias

Vereadora Tânia Bastos participa da inauguração das obras da revitalização da Praia da Guanabara

inauguracaofreguesiaA vereadora Tânia Bastos acompanhou o prefeito Eduardo Paes na inauguração das obras da revitalização da Praia da Guanabara, na Freguesia, Ilha do Governador, Zona Norte da cidade, neste sábado (07/03).

Reivindicação antiga dos moradores, a intervenção recuperou a orla e os quiosques e reconstruiu as redes de drenagem e esgoto sanitário. Uma galeria de cintura foi construída para captação de águas pluviais e dar fim à língua negra que ameaçava o meio ambiente.

“É muito bom voltar num lugar e ver realizada uma coisa que parecia impossível, ainda mais na semana que o Rio completou 450 anos. Esse tipo de intervenção muda a vida da gente, garantindo qualidade de vida. Até porque a Ilha é um bairro que tem identidade própria e uma capacidade, como poucos, de defender seus interesses”, disse o prefeito.

A Rua da Praia da Guanabara ganhou nova iluminação pública e baias para carros, organizando o estacionamento na orla. Técnicos da Secretaria Municipal de Saneamento e Recursos Hídricos (Smar) construíram 20 quiosques novos com banheiros — dois adaptados para pessoas com deficiência — em substituição aos antigos que tinham estruturas deterioradas. A rua recebeu nova pavimentação nos 1.564 metros de extensão.

vereadorafreguesia“Devolver esse espaço de lazer aos insulanos é muito importante, por se tratar de uma área que estava degradada há décadas. Tão importante quanto a obra física que podemos ver é a intervenção no subsolo, com a construção da galeria de cintura que acabou com a língua negra que incomodava a todos – explicou o secretário municipal de Saneamento e Recursos Hídricos”, Pierre Batista.

A vereadora Tânia Bastos destacou a mobilização dos moradores para recuperar a região. “Os grandes responsáveis por esta conquista são os insulanos. Parabéns para os amigos André (ex açougue), professor Kelly, Rose, Gláucio, ao padre Isidoro (Igreja N.Sra. da Ajuda) e a todos os demais envolvidos. Foi uma batalha, mas o prefeito Eduardo Paes atendeu ao pedido desses lutadores, guerreiros e incansáveis moradores”, afirmou a parlamentar.

Relembre o movimento pela recuperação da Praia da Guanabara

orlaO Grupo de Amigos da Ilha (GAI), representados pelo professor Kelly Luiz Souza e pelo empresário André Luiz Petersen Custódio, promoveu uma reunião com moradores e a vereadora Tânia Bastos para solicitar que o projeto de revitalização da Freguesia – previsto desde 2009 e que nunca saiu do papel – finalmente acontecesse. Entre os pedidos dos moradores estavam: a reforma da Praça Calcutá e dos quiosques da praia, a organização do trânsito, o reforço na segurança, iluminação, entre outros.

Depois do encontro, a parlamentar agendou reunião com o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, e o professor Kelly para que fosse verificada a possibilidade da execução do projeto e foram informados que se encontrava na Rio Águas.

Em seguida, eles foram ao órgão e os técnicos da Rio Águas disseram que o projeto estava na subprefeitura. Então, a vereadora e os moradores procuraram o ex-subprefeito da região, Victor Accioly, que se uniu ao grupo e apoiou a iniciativa.

ofícioPor iniciativa da parlamentar, os técnicos da COMLURB (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), RIOLUZ (Companhia Municipal de Energia e Iluminação) e da CET-RIO (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) foram ao local para verificar as melhorias reivindicadas pelos moradores para a revitalização do local. A vereadora Tânia Bastos, o ex-subprefeito da Ilha do Governador, Victor Accioly e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSERVA) realizaram uma vistoria na orla da Freguesia, Ilha do Governador.

A CET-RIO instalou o temporizador para aumentar o tempo de travessia dos pedestres que cruzam a Rua Magno Martins.  A RIOLUZ realizou reparos e a Guarda Municipal reforçou o patrulhamento.

O grupo também promoveu uma caminhada e um abaixo-assinado que teve adesão de mais de 600 pessoas pedindo a mobilização dos moradores e comerciantes da região.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin