Notícias

Prêmio Nise da Silveira: vereadora recebe Troféu Mandala em reconhecimento à atuação em defesa da mulher

DSCF9173 (Copy)A vereadora Tânia Bastos foi agraciada com Troféu Mandala, que reconhece o talento e o esforço de oito mulheres que se destacam a cada ano nas mais diversas atividades profissionais, nesta quinta-feira (5/3), na 3ª Edição do Prêmio Nise da Silveira, no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier.

 Uma grande festa promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM-Rio) e da Secretaria Municipal de Cultura, antecipou as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, 8 de março. “Nada mais justo que homenagear as mulheres que têm um papel importante na história do Rio de Janeiro, afinal, vivenciamos um momento especial em função dos 450 anos da cidade”, disse a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Ana Maria Rocha.

DSCF9210 (Copy)Eleitas pelo colegiado da Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM-Rio), também foram homenageadas foram a juíza Adriana Ramos de Mello, do 1º Juizado de Violência Doméstica; a técnica de enfermagem Ana Lúcia Correa, do Hospital Municipal Souza Aguiar; a ativista Célia Domingues, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras); a escritora Eliana Potiguara; a feminista Lígia Doutel de Andrade; a cientista Nísia Verônica Trindade; as Yabás de Oswaldo Cruz, quituteiras que preservam a memória e a culinária das famílias negras; e a escritora Rose Marie Muraro (in memorian).

Presidente da Comissão Permanente de Defesa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Tânia Bastos agradeceu a indicação da SPM-Rio e dedicou o prêmio a todas as vereadoras que se mobilizam para ampliar as políticas para as mulheres. “Estou muito honrada em ser lembrada, pois este é um reconhecimento importante para todas nós que lutamos para assegurar e ampliar os direitos das mulheres”, disse.

DSCF9161 (Copy)O chefe de gabinete da Prefeitura do Rio, Luiz Henrique David de Sanson, participou da cerimônia representando o prefeito Eduardo Paes, que instituiu a premiação em 7 de março de 2013.

 A celebração começou em grande estilo com a exposição de 11 quadros de Ana Durães, idealizadora do troféu em forma de mandala. No corredor localizado atrás da plateia, o público conheceu a artista plástica e as pinturas originais exibidas na novela “Império” (TV Globo) pelo personagem Domingos Salvador, interpretado por Paulo Vilhena. A pintora inspirou-se no trabalho de Nise da Silveira para retratar os arquétipos em cenas do cotidiano e de pessoas comuns. “É uma grande honra participar desta celebração que enaltece e valoriza o trabalho da mulher. Nise da Silveira revolucionou a psiquiatria desenvolvida no Brasil.Esses quadros são obras feitas a partir de muita pesquisa, porque o personagem da novela é esquizofrênico”, explicou Durães.

 O grupo Chegando de Surpresa, da Comlurb, animou o público com a apresentação de músicas temáticas na cadência do samba. O repertório inclui dicas sobre lixo nas encostas, combate ao mosquito da dengue e reciclagem de lixo. A cantora Teresa Cristina conquistou os espectadores com canções que fizeram sucesso nas vozes de Clara Nunes, Ivone Lara, Elizete Cardoso, Alcione e Marisa Monte.

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin