Notícias

ONU Mulheres lança campanha de um ano para construir um mundo onde a igualdade de gênero é uma realidade

Pequim20A entidade das Nações Unidas encarregada de promover a igualdade de gênero está promovendo uma grande campanha em comemoração ao 20º aniversário do marco da Quarta Conferência Mundial sobre Mulheres em Pequim.

Durante todo este ano, a ONU mulheres afirma que visa mobilizar governos e cidadãos também para retratar um mundo onde a igualdade de gênero é uma realidade e para se juntarem num diálogo global sobre o empoderamento das mulheres como forma de fortalecer a humanidade.

Os eventos vão se focar nas conquistas e disparidades na igualdade de gênero e empoderamento das mulheres desde que 189 governos adotaram a Plataforma de Ação da Declaração de Pequim de 1995 que visa traçar o caminho para uma participação plena e igualitária das mulheres em todas as esferas da vida e tomadas de decisão.

“A Plataforma de Acção de Pequim é uma promessa não cumprida para mulheres e meninas”, diz Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora Executiva da ONU Mulheres. “O nosso objetivo é simples: compromisso renovado, ação fortalecida  e aumentou os recursos para realizar a igualdade de género, o empoderamento das mulheres e os direitos humanos de mulheres e meninas”

A Conferência sobre a Mulher de Pequim atraiu um número sem precedentes de 17 mil participantes, enquanto 30 mil representantes participaram no Fórum das ONGs (Organizações Não Governamentais).

 Em 2015, a ONU vai avaliar o progresso da implementação do plano de ação de Pequim ao longo dos últimos 20 anos, com base em relatórios nacionais que estão atualmente a ser preparados pelos Estados-Membros das Nações Unidas.

A campanha terá início com um Tweetathon global de um dia. Os grupos participantes irão incluir a ONU, Lean In, a YWCA Mundial, a Associação Mundial de Guias e Escoteiras, Half the Sky, o Lobby Europeu das Mulheres, da Mulher Centro de Média das Mulheres, Devex e outros especialistas regionais e nacionais.

 A ONU Mulheres irá desvendar um hub global de informações de diversas vozes, testemunhos de experiências pessoais e realização, campeões de celebridades e um calendário para acompanhar os eventos de Pequim+20. A plataforma web HeforShe vai destacar homens proeminentes que se destacam pelo fim da violência contra as mulheres e pelo apoio à igualdade . A ONU Mulheres apoiará envolvimento através da sua rede de escritório nos paises e lançará uma aplicação interativa de Facebook: “Close The Gap”.

Fonte: ONU Mulheres

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin