Notícias

Vereadora Tânia Bastos destaca projeto de lei, de sua autoria, que cria a semana de mutirão da saúde da mulher e pede mais empenho das autoridades

discurso saúde da mulherA vereadora Tânia Bastos (PRB) destacou a importância desta quarta-feira, 28 de maio, quando se comemora o Dia Internacional da Saúde da Mulher e Dia Nacional de combate a Mortalidade materna, em discurso realizado na tribuna da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Segundo a parlamentar, apesar de o Brasil conseguir alcançar uma queda de 43% nos índices da mortalidade materna, entre os anos 1990 e 2013, ainda é necessário mais empenho para cumprir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, conjunto de compromissos adotados em 2000, para a melhoria da saúde da Mulher.

“Devido às diferenças biológicas, entre o homem e a mulher, a saúde da mulher é um tema que precisa de muitos avanços políticos e tecnológicos. A falta de informação adequada para a população feminina provoca uma calamidade na saúde pública. Estimular a participação de toda a rede de mulher é fundamental para que possamos diminuir os problemas de saúde”, observou.

A vereadora citou ainda a importância da aprovação, semana passada, do Projeto de Lei nº271/2013, de autoria dela, que inclui no calendário oficial, uma Semana de Mutirão para informar e realizar exames destinados à saúde da mulher.

saúde mulher“O objetivo desta proposta é unir esforços para divulgar os cuidados necessários com a prevenção, além de proporcionar um mutirão com os diversos órgãos competentes, oferecendo o acesso para a realização dos exames periódicos e relevantes que, muitas vezes, devido ao congestionamento dos Postos de Saúde, as mulheres não conseguem realizar em tempo hábil, tendo consequências desastrosas para sua saúde e para a sua família”, afirmou.

Tânia Bastos ressaltou também a iniciativa da Secretaria Especial da Mulher e da Secretaria Municipal de Saúde em assinar uma série de resoluções voltadas para a promoção da saúde integral das mulheres do município.

“Quero parabenizá-los por este acordo e espero que estas ações propostas sejam cumpridas o quanto antes, pois irá beneficiar muito as cariocas”, concluiu.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin