Notícias

Vereadora Tânia Bastos homenageia a atriz Léa Garcia com a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga

DSC02661Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a vereadora entregou a Medalha Chiquinha Gonzaga à atriz Léa Garcia, em um plenário lotado e com presenças ilustres como a atriz Lady Franciso.

A comenda é exclusiva do sexo feminino e oferecida em uma sessão solene conjunta a fim de valorizar as personalidades femininas que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais, no âmbito da União, Estados e Municípios.

Para a vereadora Tânia Bastos, a homenagem é mais do que merecida. “Assim como Chiquinha Gonzaga, Léa é uma mulher que luta pelos seus ideais. Em seu trabalho como atriz, ela sempre se destacou por provocar reflexões sobre a situação do negro na sociedade brasileira para os palcos e a dramaturgia. Em referência ao Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que oferecer esta honraria a uma personalidade da nossa cultura que sempre lutou por mais papéis femininos para as mulheres negras e levou o nome do nosso país pelo mundo afora” afirmou.

De surpresa, a parlamentar convidou o ator Milton Gonçalves para participar da entrega da Medalha à eterna vilã Rosa, da novela Escrava Isaura. “Não sei se saberei expressar a minha emoção em receber esta medalha com o nome de Chiquinha Gonzaga, filha de um homem branco com uma mulher negra, e um ícone da nossa cultura. Infelizmente ainda enfrentamos muitas dificuldades com a escassa criação de personagens negros. A verdade é que precisamos viver um glamour na televisão que não é a nossa realidade, por isso, esta Medalha de hoje ofereço não somente para minha família, amigos, mas também para todos estes atores corajosos que sonham com um país mais justo e solidário”, concluiu.

A desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Maria Helena Cisne, foi a homenageada do presidente da Casa, vereador Jorge Felippe (PMDB), por seus serviços prestados à sociedade e por sua conduta ilibada à frente do Tribunal.

Já o vereador Marcelo Queiroz (PP), que presidiu os trabalhos, disse de seu “orgulho e satisfação” por ter a oportunidade de homenagear a professora universitária Marina Lemette Moreira, profissional ativa na formação de jovens na PUC-Rio.

Por indicação do vereador João Mendes de Jesus (PRB), a atriz e apresentadora Eliana Ovalle recebeu a medalha e agradeceu a presença de todos em seu discurso, após João Mendes de Jesus expor “toda sua alegria e honra” por indicá-la para receber a condecoração.

Já o vereador Edson Zanata (PT) entregou a Medalha Chiquinha Gonzaga a uma ativista da luta pela igualdade racial, Lucia Maria Xavier de Castro. Em discurso emocionado, Lucia Maria enfatizou a necessidade de prosseguir com o combate ao racismo.

 Confira nossa Galeria de Fotos

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin