Notícias

Prefeitura promove ações para celebrar Dia Internacional da Mulher

violenciaNo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março em todo o mundo, a Prefeitura do Rio realiza uma série de ações e divulga o calendário de comemoração do Mês da Mulher.  Na Cinelândia, um enorme balão fixado pela Secretaria Especial de Política para Mulheres (SPM – Rio) chama a atenção de quem passa com a divulgação do telefone 180, da Central Nacional de Atendimento à Mulher, para que a violência de gênero seja denunciada. A central funciona 24h por dia, a ligação é gratuita e o sigilo é absoluto.
Os shows no Terreirão do Samba neste sábado (08/03) serão dedicados a elas, em uma parceria entre as secretarias especiais de Política para Mulheres e de Turismo.  O Programa de Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, também estará no local, distribuindo cerca de dez mil preservativos masculinos e três mil femininos.
Já as mulheres que forem curtir o Desfile das Escolas de Samba Campeãs, no Sambódromo, receberão um mimo da Guarda Municipal, que distribuirá mil flores no Setor 1.
– O dia 8 de março sempre é um momento de fazer um balanço das conquistas pelas mulheres e os caminhos que ainda temos de percorrer. Esse ano, como a data cai no carnaval, vamos nos unir aos festejos carnavalescos para divulgarmos nossas ações de combate à violência contra a mulher – disse a secretária especial de Políticas para Mulheres, Ana Rocha.
No dia 16/03, um domingo, a secretaria integrará a ação da Rede de Serviços da Capital pelo fim da violência contra a mulher, na Praia de Copacabana (em frente ao Hotel Copacabana Palace), a partir das 9h. Serão distribuídos panfletos informativos e de conscientização sobre violência doméstica e outros temas ligados à garantia de direitos das mulheres, como a Lei Maria da Penha. A Rede de Serviços da Capital é formada por diversas instituições, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e os Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que lutam pelo fim da violência contra a mulher.
Já na segunda-feira 24/03 haverá a 2ª edição do Prêmio Nise da Silveira, no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, a partir das 18h. Serão homenageadas oito mulheres, aludindo ao Dia Internacional das Mulheres, que se destacaram em 2013 em várias áreas, como saúde, educação, esportes, cultura e luta pelos direitos do trabalhador. O prêmio significa também uma ação de estímulo ao empreendedorismo das mulheres. Nise da Silveira é exemplo de mulher que se destacou ao revolucionar a Psiquiatria propondo o tratamento de pacientes por meio da arte.
Para encerrar as atividades do Mês da Mulher, a SPM-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará o seminário “Mulher e Saúde”, no auditório da OTICS Centro, que fica na Rua Evaristo da Veiga, 16, no Centro. Entre os temas abordados estarão a saúde integral da mulher e a saúde da mulher na contemporaneidade.
 Dia Internacional da Mulher
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos situada na cidade norte-americana de Nova York fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar por melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Na ocasião, aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Este dia, oficializado como Dia Internacional da Mulher pela Organização das Nações Unidas mais de cem anos depois, representa uma homenagem a essas mulheres e a lembrança de que, além de todas as conquistas, há muitos desafios a serem superados em prol da igualdade de gênero.
Fonte: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano
Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin