Notícias

GM-Rio cria curso e unidade-escola para formação de despachadores

Curso_GmA Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) vai iniciar, nesta segunda-feira (11/11), o primeiro curso de formação de despachadores da Corporação. A função, regulamentada pela portaria nº 056, de 5 de novembro de 2013, é fundamental para a rotina operacional da GM-Rio e atualmente não pode ser realizada sem conhecimentos de tecnologias de informação.

Os despachadores são guardas municipais responsáveis pela recepção e transmissão de ocorrências e demandas dos cidadãos. Pode-se dizer que eles são os olhos e os ouvidos da GM-Rio, pois fazem o contato direto das unidades com os agentes que estão nas ruas, encaminhando viaturas ou equipes mais próximas aos locais de desordem denunciados. Eles também fazem o trabalho inverso, comunicando aos setores devidos as necessidades imediatas dos agentes durante as ocorrências. Os despachadores ainda são responsáveis pela comunicação crítica com outras Forças de Segurança em casos de emergências ou calamidade pública.

Para desempenhar essa função, os guardas despachadores atuam em locais estratégicos, como o Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR), o Centro de Controle Operacional da Guarda (CCO), as salas eletrônicas de

Vigilância das UOPs e também em Unidades Móveis de Controle e Comunicação, que são comumente utilizadas em grandes eventos. Nesses locais eles têm acesso a ferramentas tecnológicas de última geração que permitem, por exemplo, monitorar o efetivo empregado diariamente nas ruas e até o nível da carga do smartphone de um agente em determinado posto.

O curso será coordenado pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (DPDT) da GM-Rio, e tem como objetivo formar e habilitar profissionais que já atuam e os que vão atuar nesses locais, padronizando as ações e certificando proficiência. Com oito dias de duração, serão ministradas matérias práticas e teóricas sobre os sistemas utilizados pelos agentes, como o Digifort e Geoportal e Rádio Comunicação e Introdução à Rede de Computadores, e de questões mais administrativas, como procedimentos administrativos, normatizações e boas práticas. A primeira turma contará com a participação de 24 guardas, que já exercem a função. No final, os aprovados receberão um brevê de certificação.

 Uma Unidade-Escola para vivências

 O curso de formação de despachadores vai contar com uma inovação na Guarda Municipal. Será criada uma unidade-escola, onde os alunos poderão vivenciar o que acontece no dia a dia nas ruas. Um perímetro delimitado dentro da área de atuação de uma das unidades operacionais da GM-Rio ficará sob responsabilidade da Unidade-Escola durante o período de realização do curso. A ação será realizada sob supervisão da Diretoria de Operações e contará com a presença de um inspetor experiente para comandar a unidade.

A Unidade-Escola vai atuar em São Cristóvão, abrangendo em sua área de atuação importantes vias do bairro, como a Av. Francisco Bicalho e as ruas São Cristóvão, Figueira de Melo e Francisco Eugênio. Nesse período, os despachadores terão a oportunidade de experimentar os desafios pelos quais passam os agentes que atuam nas ruas e como são recebidas as demandas enviadas por eles. Com essa experiência, eles terão mais conhecimento da rotina operacional e poderão desempenhar com mais segurança o trabalho nas salas de vigilância e de controle.

Fonte: Prefeitura do Rio

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin