Notícias

Vereadora Tânia Bastos homenageia Grupo de Pais Mundo Azul com a Medalha Pedro Ernesto

Homenagem_Mundo_AzulA emoção tomou conta da entrega da Medalha Pedro Ernesto promovida pela vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) ao Grupo de Pais Mundo Azul.

Formado por Luciano e Denise Aragão (pais do João Pedro), Ilton e Christiane Salgueiro (pais do Gabriel), Keyla e Rogério Decnop (pais do Arthur), o grupo se uniu na dor de ter um filho diagnosticado com autismo e transformou o sentimento em ações efetivas de conscientização sobre o transtorno.

Os integrantes do movimento são voluntários que participam de panfletagem, produzem seminários com especialistas, atuam junto às esferas de poder para que sejam criadas políticas voltadas para pessoas com autismo, entre outras iniciativas.

A vereadora Tânia Bastos relembrou o dia em que conheceu o grupo e destacou a parceria bem sucedida entre a Câmara de Vereadores e o Mundo Azul. “Quando conheci estes pais, eles imprimiam panfletos em casa e divulgavam nas ruas. Hoje temos a Cartilha, elaborada pela Prefeitura do Rio junto com o Mundo Azul, fruto da Lei nº 5389/2012, de minha autoria, que é distribuída em toda rede pública de saúde. De lá para cá, nós estivemos reunidos em momentos importantes. Promovemos a audiência pública Filhos Autistas: O Rio precisa conhecer; iluminamos de azul esta Casa de Leis – algo que nunca tinha ocorrido anteriormente -, criamos o Projeto de Lei nº 297/2013, de minha autoria, que institui programas que promovam a inclusão das pessoas com transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para o Município e também o Projeto de Lei nº 151/2013, que cria o Dia Municipal de Conscientização do Autismo (2 de abril) no Calendário da Cidade. Estamos avançando e vamos continuar reivindicando ainda mais melhorias”, afirmou.

DSCF3730

Integrante do Mundo Azul, Ilton Caruso, apresentou um vídeo com a trajetória da instituição e ressaltou a receptividade da cartilha distribuída pelo Município. “Gostaria de agradecer a vereadora pela lei municipal que garante a divulgação do autismo através de material impresso. Ele tem sido bem recebido e feito diferença nas ruas porque é extramente objetivo”, disse.

Em seguida, Keyla Decnop levou o público às lágrimas ao relatar o envolvimento dela com o Mundo Azul. “Eu estou neste grupo por um motivo egoísta: minha saúde mental. Quando estava sozinha, eu fiquei doente. O Mundo Azul me ajudou a olhar para mim e a pensar no outro. A gente sempre acha que nosso filho será um futuro presidente da República até vir o diagnóstico. Ao saber que seu filho é autista só temos duas opções: encarar como um problema ou uma solução. O Mundo Azul escolheu esta última opção. Não precisamos que nossos filhos mudem, mas precisamos mudar a sociedade para que eles tenham uma vida mais digna”,  observou.

Representando o deputado Xandrinho (PV), o assessor Wellington Guimarães Matos aproveitou para anunciar que o governador Sérgio Cabral vai criar dois Centros de Reabilitação Integral para deficientes mentais e autistas. “Esta Medalha é o reconhecimento do trabalho incansável destes pais. No último 23 de outubro, nós estivemos reunidos com o governador e ele afirmou que irá regulamentar a Lei do deputado Xandrinho para implantar os dois dos oito centros de tratamento que serão construídos em Nova Iguaçu e no Rio de Janeiro”, comunicou.

A psicóloga e terapeuta comportamental especializada em autismo, Roberta Marcello, ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “Quanto mais cedo os sintomas do autismo são detectados, maior é a chance de a criança evoluir. A fase mais determinante é de um a sete anos, por isso, a divulgação do tema é tão relevante, porque sabemos que os pais são os primeiros a perceber a alteração do comportamental dos filhos”, pontuou.

Representando o Mundo Azul, Denise Fonseca recebeu a honraria das mãos da vereadora Tânia Bastos. “Esta Medalha é de todos os pais de autistas. Nosso slogan inicial era o Brasil precisa conhecer o autismo. Penso que vencemos esta etapa e agora queremos mais. Nós não acreditamos na limitação e vamos lutar até para que tenhamos uma sociedade mais justa para os nossos filhos”, concluiu.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin