Notícias

Prefeitura do Rio atende reivindicação da vereadora Tânia Bastos e Grupo de Amigos da Ilha e revitaliza a Praia da Guanabara

orlaA mobilização da vereadora Tânia Bastos (PRB), do Grupo de Amigos da Ilha (GAI), representados pelo professor Kelly Luiz Souza e pelo empresário André Luiz Petersen Custódio, e dos insulanos para recuperar a orla da Praia da Guanabara teve um final feliz.

A Prefeitura do Rio, através da Fundação Rio-Águas, iniciou, nesta segunda-feira, a obra de recuperação da área de lazer. Cerca de R$ 9 milhões foram investidos em novos decks e 20 modernos quiosques, com banheiros, além de melhorias na drenagem local. No total, será requalificado 1,5 km, entre a Rua Chapot Prévost e a Travessa Costa Carvalho.

Além disso, o local ganhará um novo calçadão com mais árvores e 780 m² de decks; uma galeria de cintura para captar águas pluviais será construída; 10 mil m² de rua e mais de 5 mil m² de calçada serão recuperados.

As intervenções ainda vão implantar uma rede de drenagem no local em complemento à existente, eliminando línguas negras ao longo da faixa de areia. O prazo previsto para a execução das melhorias é de seis meses.

A vereadora Tânia Bastos comemorou a notícia. “Este é o resultado de um trabalho sério e da parceria entre a Prefeitura do Rio, os insulanos e a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Tenho certeza de que as outras solicitações serão atendidas e o povo da Ilha terá mais qualidade de vida”, avaliou.

Relembre o movimento pela recuperação da Praia da Guanabara

reuniao2-300x225O Grupo de Amigos da Ilha (GAI), representados pelo professor Kelly Luiz Souza e pelo empresário André Luiz Petersen Custódio, promoveu uma reunião com moradores e a vereadora Tânia Bastos para solicitar que o projeto de revitalização da Freguesia – previsto desde 2009 e que nunca saiu do papel – finalmente acontecesse. Entre os pedidos dos moradores estavam: a reforma da Praça Calcutá e dos quiosques da praia, a organização do trânsito, o reforço na segurança, iluminação, entre outros.

secretario1-300x225Depois do encontro, a parlamentar agendou reunião com o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, e o professor Kelly para que fosse verificada a possibilidade da execução do projeto e foram informados que se encontrava na Rio Águas.

tecnicos-da-rioagua21-300x225Em seguida, eles foram ao órgão e os técnicos da Rio Águas disseram que o projeto estava na subprefeitura. Então, a vereadora e os moradores procuraram o ex-subprefeito da região, Victor Accioly, que se uniu ao grupo e apoiou a iniciativa.

Por iniciativa da parlamentar, os técnicos da COMLURB (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), RIOLUZ (Companhia Municipal de Energia e Iluminação) e da CET-RIO (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro) foram ao local para verificar as melhorias reivindicadas pelos moradores para a revitalização do local. A vereadora Tânia Bastos, o ex-subprefeito da Ilha do Governador, Victor Accioly e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SECONSERVA) realizaram uma vistoria na orla da Freguesia, Ilha do Governador.

DSC01008_8001-300x225A CET-RIO instalou o temporizador para aumentar o tempo de travessia dos pedestres que cruzam a Rua Magno Martins.  A RIOLUZ realizou reparos e a Guarda Municipal reforçou o patrulhamento.

O grupo também promoveu uma caminhada e um abaixo-assinado que teve adesão de mais de 600 pessoas pedindo a mobilização dos moradores e comerciantes da região.

Confira os melhores momentos desta jornada

[nggallery id=119]

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin