Notícias

Vereadora Tânia Bastos homenageia desembargador Jorge Luiz Habib com a entrega do conjunto de Medalhas Pedro Ernesto

A vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) homenageou o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Jorge Luiz Habib, com a entrega do conjunto de Medalhas Pedro Ernesto, maior honraria do Poder Legislativo Municipal, sob os olhares atentos da família, dos amigos e de autoridades, que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores.

O advogado Luiz Cláudio Bezerra de Menezes lembrou a trajetória profissional do homenageado, que exerceu a advocacia durante 28 anos, foi nomeado Juiz de Alçada, em setembro de 1996, e tomou posse no extinto tribunal de Alçada Cível pelo Quinto Constitucional da Classe dos Advogados da Seccional do Rio de Janeiro. Posteriormente, ele foi alçado ao cargo de desembargador do egrégio Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, função que exerce até a presente data, na qualidade de presidente da décima oitava Câmara Cível.

Para o chefe de gabinete do prefeito Eduardo Paes, Gustavo da Rocha Schmidt, que representou o prefeito do Rio, a homenagem é mais do que merecida. “Tenho inúmeros motivos para admirar o Dr. Jorge Luiz Habib, mas, hoje, tenho mais um: o olhar emocionado da família por ele que sempre foi um desembargador sensível ao interesse público e um grande amigo”, observou.

Já a filha do homenageado, Ana Paulo Habib, surpreendeu a todos ao ler a letra de uma música do cantor Roberto Carlos para reverenciar o pai. O vereador Jimmy Pereira ressaltou a amizade entre a família dele com a do desembargador.

O presidente da segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Antonio José de Carvalho, recordou momentos importantes da amizade que já dura quase 50 anos. “Cursamos a mesma faculdade. Compartilhamos cinco anos das nossas vidas e seguimos a carreira. Depois de muito tempo, eu era juiz em Campos, enquanto ele era advogado, e vivia despachando comigo. Quando voltamos a nos reencontrar, ele já era desembargador e eu ainda juiz. Hoje somos desembargadores e continuamos nossa amizade. Estou muito feliz de participar desta solenidade”, contou.

A vereadora Tânia Bastos proferiu seu discurso antes de entregar o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto. “Hoje, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro presta uma homenagem que muito orgulha a população desta cidade e enaltece esta Tribuna. Pela sua trajetória e exemplo para as futuras gerações, o desembargador Jorge Luiz Habib é merecedor desta congratulação”, afirmou.

Logo após receber a comenda, o homenageado agradeceu a todos. “Esta medalha tem um grande significado, pois Pedro Ernesto teve a vida voltada para o interesse público e se dedicou aos pobres. É uma honra muito grande estar aqui hoje. Teve uma época em que eu vendia fogos para pagar meus estudos e colocava palitinhos nos olhos para ficar acordado durante as aulas devido ao cansaço. Mas vejo que valeu a pena o sacrifício. Trabalhei como advogado e resolvi fazer concurso para magistratura porque queria ajudar mais gente através da justiça. Posso dizer que fazer o bem vale a pena. Obrigada a minha família, aos amigos, pois esta medalha também é de vocês”, concluiu.

[nggallery id=179]

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin