Notícias

Vereadora Tânia Bastos participa de Encontro do PRB Mulher, em Brasília

577452_228726120568734_100002940435325_416556_1783514610_nO “III Encontro do PRB Mulher – Coordenadoras do Brasil” aconteceu nos últimos dias 13 e 14, no auditório do Centro de Treinamentos e Eventos da CNTC, na capital federal, e contou com a participação das representantes estaduais da militância. O evento foi coordenado pela presidente nacional do PRB Mulher, deputada estadual Rosangela Gomes (RJ).

Dentre as perspectivas do encontro, a parlamentar anunciou que o trabalho da militância feminina da legenda está ganhando corpo e conquistando as brasileiras por onde passa, incentivando-as a serem efetivas nas atividades partidárias – como militantes do processo eleitoral e como candidatas. “Não queremos ser somente a força, queremos nos fazer representadas nas esferas do poder. Daqui sairão parlamentares que também ocuparão posições estratégicas no cenário político brasileiro”, enfatizou.

III Encontro do PRB Mulher – Coordenadoras do BrasilTia Eron (BA), vereadora e vice-presidente nacional do PRB Mulher, disse que é preciso continuar com esse foco para alcançar as metas. “Estamos encontrando no PRB a oportunidade que precisamos para nos organizarmos partidariamente e vamos nos lançar também para candidaturas já nessas eleições”, declarou. A abertura do evento recebeu ainda o secretário-geral do PRB, deputado distrital Evandro Garla, representando na ocasião o presidente nacional do partido, Marcos Pereira. A deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB–RJ) também prestigiou o III Encontro.

A vereadora Tânia Bastos, presidente do PRB Mulher-RJ, compôs a mesa representando as presidentes regionais. Ela comentou sobre a importância da participação das mulheres neste ano de eleição, incentivando-as a trabalhar com toda a garra e dedicação que lhe são peculiares. “Esse trabalho (do PRB Mulher) é uma semente e vamos colher frutos”, anunciou. A vereadora citou ainda um pensamento do filósofo inglês John Locke: “O cidadão não existe para servir ao governo, mas, o contrário, os governos só existem porque devem servir aos cidadãos.” E completou: “Quando vocês estiverem lá, façam a diferença.”

III Encontro do PRB Mulher – Coordenadoras do Brasil

O trabalho do PRB-MS, na pessoa de sua presidente Souvenir Estigarribia, foi homenageado pela coordenação do PRB Mulher – o estado foi o que mais se destacou nos últimos três meses. “Dedico esta homenagem à minha equipe do Mato Grosso do Sul, que é composta por mulheres dinâmicas, voluntárias, que vão a municípios distantes, chegando a percorrer 400 km, ministram cursos gratuitos, atendimento psicológico e visitam comunidades indígenas. Por onde passamos, deixamos não conhecidas, mas amigas e irmãs”, declarou.

Mauro Silva, presidente da Fundação Republicana Brasileira, apresentou uma palestra sobre orientações financeiras para realizações de eventos em 2013. Ele aproveitou a oportunidade para divulgar o site da instituição e falou sobre o trabalho que está sendo realizado em todo o País com os cursos de formação política e mais especificamente no DF, com o Projeto Reciclasse. “Já estivemos em vários estados ministrando cursos e levando o trabalho de formação política. O objetivo de formar cidadãos está sendo alcançado. Temos também o Projeto Reciclasse, que tem ajudado muitas famílias por meio do aprendizado da confecção de produtos com material reciclado”, disse.

III Encontro do PRB Mulher – Coordenadoras do BrasilLeonardo Barreto, cientista político, palestrou sobre a preparação para as eleições, trazendo uma apresentação expositiva sobre o passo a passo do processo eleitoral. Barreto falou ainda sobre o desinteresse demonstrado pelas pessoas quando o assunto é política e a importância da participação das mulheres na tomada de decisões. “Vocês têm algo especial: são mulheres que decidiram de alguma maneira se emancipar no processo político. Isso é uma declaração de voluntarismo e coragem. Vocês estão abrindo uma trilha por onde muitas outras vão passar”, disse.

Sobre a perseverança na luta eleitoral, completou: “Uma carreira política não é uma briga de tiro curto. Não se trata de tudo ou nada. Não é perder ou ganhar. É você sair melhor do que entrou”.

III Encontro do PRB Mulher – Coordenadoras do BrasilO evento contou ainda com a presença da cantora e apresentadora Sula Miranda (PRB-SP), que preparou uma apresentação especialmente para as republicanas com dicas de etiqueta, moda e beleza, de como ser uma “Mulher Nota 10”.

Sandra Andrade (PRB-RJ), convidada, falou sobre a importância das mídias sociais na disseminação e divulgação de informações. Além disso, ressaltou sobre a importância da autoestima neste processo. “Quando você se olha no espelho, tem que dizer: Eu posso! Se não achar que é boa no que faz, nem os outros vão acreditar”, enfatizou.

Ao final do evento, cada presidente estadual foi presenteada pela Fundação Republicana Brasileira com uma bolsa feita de caixas de leite recicladas. O objetivo é mostrar e disseminar o trabalho nos estados. As mulheres mostraram-se encantadas, pois pela perfeição do produto é impossível perceber num primeiro olhar que é produzido com este material. O próximo encontro será no Nordeste e está previsto para maio. A intenção é realizar uma prévia para o Congresso Nacional, previsto para dezembro deste ano.

Fonte: Site PRB /Suellen Siqueira e Helen Assumpção

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin