Notícias

Vereadora Tânia Bastos participa da formatura de 860 guardas municipais da cidade do Rio de Janeiro

FORMADESGMA vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) participou da solenidade de formatura de 860 guardas municipais, que integram a primeira turma do 6º Concurso Público da Instituição, nesta última quarta-feira, dia 4 de abril, na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão. No evento, a parlamentar entregou moções de louvor e aplausos aos integrantes da Coordenadoria de Trânsito (1º, 2º e 3º Grupamento Especial de Trânsito). Os novos guardas prestaram juramento solene e receberam o braçal “Rio em Ordem” dos padrinhos escolhidos por eles.

Todos os formandos concluíram o Curso de Formação, que é a última etapa do concurso. Durante as aulas, os alunos estudaram 35 disciplinas imprescindíveis à profissão de guarda municipal, tais como Noções de Direito, Técnica Operacional, Emergência Pré-Hospitalar, Trânsito e Defesa Pessoal. Todos os candidatos receberam treinamento com destaque para condutas de atendimento ao cidadão e ética. Nos três meses de intensos treinamentos, eles receberam café da manhã, almoço e ajuda de custo no valor de um salário-mínimo para gastos com transporte.

FORMADESGM2No curso, os guardas aprenderam também a atuar de acordo com o Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP). Elaborado pelos profissionais da Guarda Municipal, em parceria com consultores da USP, o POP padroniza as ações, e define método de atuação do guarda para cada situação de desordem. Os novos guardas também conheceram o Manual de Gestão, que define regras de aplicação do efetivo e supervisão e níveis hierárquicos de decisão.

Outros 29 guardas municipais, entre eles, inspetores, subinspetores e líderes operacionais, que cursaram a 4ª turma da Escola de Líderes da GM-Rio, também se formaram. O projeto, desenvolvido exclusivamente para a GM-Rio com a participação de todos os níveis hierárquicos da Instituição, visa desenvolver competências de liderança dentro do quadro de GMs graduados e estabelecer um padrão de excelência para os demais projetos que estão em curso.

DSC03328_800Segundo o comandante da GM-Rio, Coronel Lima Castro, a instituição só tem motivos para comemorar. “Estamos completando um ano de gestão com grandes alegrias. A Guarda Municipal foi agraciada pela vereadora Tânia Bastos com a maior honraria da Câmara de Vereadores: a Medalha Pedro Ernesto, assinou o convênio “Rio contra a Pirataria” e foi eleita pelos servidores da Prefeitura do Rio como a melhor gestão e melhor instituição para trabalhar. Estou muito orgulhoso de estar à frente da GM-Rio Janeiro. A nossa missão é servir mais e melhor”, afirmou ele.

Para a vereadora Tânia Bastos, a GM-Rio vive um momento especial. “A Guarda Municipal conquistou novos benefícios recentemente, pois tem demonstrado competência. É muito importante esta valorização do guarda, porque ele tem função essencial para a promoção da melhor qualidade de vida da população”, concluiu a parlamentar.

Confira nossa Galeria de Fotos

[nggallery id=138] 

 

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin