Notícias

Projeto da vereadora Tânia Bastos, que concede dispensa para servidor realizar exame de prevenção ao câncer de mama, é aprovado em primeira discussão

VOTOCANCEROs vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovaram em primeira discussão, nesta última quarta-feira (28/3), o Projeto de Lei Complementar nº 64/2011, que concede o direito a uma dispensa de ponto anual ao servidor público municipal, a partir dos 30 anos de idade, para a realização de exames preventivos de controle do câncer de mama.

Segundo o projeto, o servidor deverá comunicar com antecedência mínima de quinze dias que irá fazer o exame e apresentar o comprovante do mesmo, que será anexado nas respectivas folhas de ponto.

De acordo com a parlamentar, a proposta tem o objetivo de colaborar com a conscientização da prevenção ao câncer de mama.

– Embora este tipo de câncer atinja na sua grande maioria, as mulheres, os homens também desenvolvem o tumor de mama, embora a incidência da doença ainda seja considerada baixa (1% dos cânceres malignos), mas vem aumentando a cada ano. Tanto para a mulher quanto para o homem, os índices de cura para o diagnóstico precoce são de 80% a 90%. Se descoberto tardiamente, o índice cai brutalmente: de 10% a 20% dos casos, por isso, é importantíssimo que este projeto seja sancionado pelo prefeito -, disse a vereadora Tânia Bastos.

Presidente da Comissão de Defesa da Mulher da Câmara do Rio, Tânia Bastos ressalta que a falta de informação do diagnóstico precoce é inadmissível nos dias atuais. “É fundamental a criação de ações e mecanismos para a conscientização sobre os fatores de risco a fim de garantir os direitos à saúde com o objetivo de combater os índices de mortalidade provocados pela doença”, concluiu.

O câncer de mama geralmente se apresenta como um nódulo de mama. As primeiras metástases comumente aparecem nos gânglios linfáticos das axilas. Os ossos, fígado, pulmão e cérebro são outros órgãos que podem apresentar metástases de câncer de mama e esta lenta evolução possibilita a descoberta ainda cedo destas lesões, se as mamas forem, periodicamente, examinadas.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin