Notícias

Vereadora Tânia Bastos participa da III Conferência Municipal das Mulheres da Cidade do Rio de Janeiro

conferencia1A vereadora Tânia Bastos participou da III Conferência Municipal das Mulheres da Cidade do Rio de Janeiro, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, neste final de semana (3/9 e 4/9). A parlamentar integrou a mesa de abertura e de debate sobre “A participação das mulheres nos espaços de poder e decisão”.

Tânia Bastos ressaltou da conscientização das mulheres com relação à política. “Vivemos um momento muito especial. Temos uma presidenta e uma política inovadora focada na questão de gênero. Mas ainda precisamos de um Conselho Municipal de Defesa da Mulher na cidade do Rio de Janeiro e a Implantação de um Plano Municipal. Além disso, nós temos que mobilizar as mulheres. Somos maioria e ainda temos uma enorme dificuldade para preencher a cota de 30% de candidatas nas eleições. A interação entre os Executivo, Legislativo e Judiciário é fundamental para construção de novas políticas públicas, mas não é possível governar e legislarmos sozinhas. É preciso ampliar a participação de mulheres em cargos públicos”, concluiu ela.

Conferencia2O evento promovido pela Coordenadoria Especial de Promoção da Política para Igualdade de Gênero (CEPIG), da Prefeitura do Rio, reuniu cerca de 600 pessoas e contou com a presença da ministra Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Política de Mulheres da Presidência da República. O tema da “Fortalecer a autonomia, erradicar a pobreza extrema e contribuir para o exercício pleno da cidadania das mulheres cariocas” foi debatido pelos representantes dos órgãos públicos e da sociedade civil.

As sugestões e reivindicações irão integrar a plataforma de políticas públicas para as mulheres que servirá como base para a elaboração do Plano Municipal e na perspectiva do fortalecimento dos organismos de políticas para as mulheres. Além d avaliar a execução do II Plano nacional de Políticas para as Mulheres, definindo prioridades para o próximo período.

Conferencia3Para a coordenadora da CEPIG, Terezinha Lameira, o debate foi positivo. “Este é de suma importância. Estamos contribuindo para que nosso município ajude na discussão do futuro Plano Nacional de Políticas para as Mulheres”, disse ela. No encontro também foi determinado o regimento final dos delegados que vão participar da Conferência Estadual como representantes do município do Rio de Janeiro.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin