Notícias

Transcarioca: comissão da Câmara e funcionários da Embrapa solicitam retorno

comtranscariocaoeste20Integrantes da Comissão Especial dos Corredores Expressos Transcarioca e Transoeste, os vereadores Tânia Bastos (PRB) e Carlo Caiado (DEM) promoveram reunião entre os representantes da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Rogério Germani (chefe geral substituto), Ângela Furtado (chefe da administração) e Edla Maria Bezerra Lima (pesquisadora), Sérgio Lemberck (assessor do deputado federal Vitor Paulo) e Maurício Coelho (engenheiro da Gerência de Obras da Secretaria Municipal de Obras), em Guaratiba, nesta sexta-feira (20/5).

Os funcionários da Embrapa solicitaram a construção de um retorno, agulha ou a instalação de semáforo, além de uma parada do BRT, veículos articulados que circularão apenas nas vias expressas e vão ligar os bairros de Santa Cruz a Barra da Tijuca. Segundo eles, mais de 200 pessoas circulam pelo local e os acidentes são freqüentes na região.

comtranscariocaoeste40De acordo com o engenheiro Marcelo Coelho, as sugestões vão ser analisadas quanto ao impacto viário e a Comissão da Câmara será informada. A boa notícia é que o ponto de ônibus do BRT está previsto no projeto.

Durante a visita, o vereador Carlo Caiado verificou que o mergulhão que iria amenizar o tráfego na região não será mais construído. “Vou procurar o secretário para saber o que aconteceu”, disse. Tânia Bastos disse que um documento com as reivindicações da Embrapa será elaborado pela Comissão. “Vamos oficializar nossa visita e endossar o pedido, pois precisamos assegurar a segurança da comunidade”, concluiu a parlamentar.

Saiba mais sobre o BRT

comtranscariocaoeste41Quatro corredores exclusivos de ônibus BRT vão encurtar trajetos dos cariocas através da integração das linhas. A Transoeste (Barra da Tijuca-Santa Cruz), Transcarioca (Barra da Tijuca-Galeão), Transbrasil (Avenida Brasil) e Transolímpica (Barra da Tijuca-Deodoro) se cruzarão em cinco pontos distintos: Terminal Alvorada; Av. Salvador Allende com Estrada dos Bandeirantes; Av. Salvador Allende com Av. Abelardo Bueno; Av. Salvador Allende com Av. das Américas e na Av. Brasil.

Até todas as obras que permitirão toda essa integração saírem do papel, a população vai ter que esperar um pouco. A Transoeste deve ser a primeira a ser concluída, em 2012. O projeto inicial prevê a construção de 53 estações ao longo de 56 quilômetros de extensão. Estima-se que só esse corredor atenderia 220 mil passageiros por dia. Um dos entraves à obra é a quantidade de desapropriações que estão sendo feitas no percurso.

A Transcarioca e a Transolímpica devem ficar prontas apenas para a Copa de 2014. A primeira terá 45 estações, entre o Cebolão, na Barra, e o Galeão. E, por causa das construções, deve desapropriar cerca de quatro mil imóveis. Já a Transolímpica prevê quatro quilômetros — dos seus 26 quilômetros de extensão — de túneis.

O último a ficar pronto, pelos cálculos da Prefeitura do Rio, é o corredor Transbrasil, que vai criar uma via exclusiva de BRT ao longo dos 60 quilômetros da Avenida Brasil, entre o Caju e Santa Cruz.

[nggallery id=82]

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin