Notícias

Terminal Pesqueiro da Ilha: vereadora participa de evento para comemorar a não instalação do equipamento no bairro

Churrasco da VitóriaA vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) participou do Churrasco da Vitória, promovido pelo movimento comunitário do “Terminal Pesqueiro na Ilha Não!”, neste sábado (dia 30/4), na Ilha. Presidente da Comissão Especial do Terminal Pesqueiro Público da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ela comemorou a decisão do Ministério da Pesca de não construir o equipamento na região da Ribeira. “Como moradora da Ilha, eu nunca aprovaria a instalação deste Terminal. Parabéns a todos que participaram deste movimento. Se o povo soubesse a força e o poder que tem, nós teríamos um País melhor”, disse Tânia.

contppilha2O caminho da vitória começou com a instalação da Comissão Especial do Terminal Pesqueiro Público, criada a partir da resolução nº 1184/2010, formada pelos vereadores Tânia Bastos (presidente), Paulo Messina (relator), Jorge Pereira, Eider Dantas e Elton Babú. No final do ano passado, a Comissão entregou o relatório contrário à pretensão do Ministério da Pesca de construir, na Ilha do Governador, um terminal pesqueiro público. O documento fundamentou-se, principalmente, nas leis ambientais, de zoneamento urbano e de proteção à navegação aérea para emitir sua discordância para com o projeto do Ministério da Pesca.

Em seguida, o projeto de autoria do vereador Eider Dantas e co-autoria dos membros da Comissão foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, proibindo a construção de um Terminal Pesqueiro na Ilha. A palavra final foi da Ministra da Pesca e Aquicultura Ideli Salvatti. Em reunião com o governador Sérgio Cabral, ela afirmou que o Governo Federal vai procurar um novo local para o equipamento no Estado, pois a legislação impede a construção do Terminal no bairro da Ilha do Governador.

Comentários

Compartilhe nas Redes Sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin